Yoga: movimente-se e faça bem ao seu corpo e à sua mente

Há 7 anos, mais precisamente em dezembro de 2014, a Organização das Nações Unidas decidiu que no dia 21 de junho seria celebrado o Dia Internacional do Yoga. A data surgiu a partir de um pedido do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi.

            O objetivo de celebrar esse dia não tem a ver apenas com a potência que essa técnica milenar exerce na vida das pessoas, mas também torná-la mais acessível para todos. Entre posições, pausa para respiração e muito equilíbrio estão diversos benefícios para o nosso corpo e a nossa mente.

            Separamos três deles para relembrar a importância dessa atividade física num momento em que tudo o que mais precisamos é reduzir a ansiedade e nos sentirmos melhores com nós mesmos.

1 – Melhora a flexibilidade do corpo

            Não tem jeito, se você fizer yoga, prepare-se para alongar muito. A elasticidade e a flexibilidade são as principais características trabalhadas no yoga. É superindicada para quem busca fortalecer o corpo e prevenir o encurtamento muscular.

2 – Combate as dores na coluna

Postura ereta para poder pensar e agir melhor. Durante as aulas de yoga você irá experimentar trabalhar a coluna de diversas maneiras: torção, extensão e retroflexão. Tudo isso ajuda a fortalecer essa parte do corpo, diminuindo quadros de dores crônicas.

Vale lembrar que, se você tem problemas como hérnia de disco ou escoliose, é importante avisar seu professor para ele sugerir exercícios adaptados para sua capacidade física.

3 – Reduz o estresse e a ansiedade

Se você sofre de ansiedade, já deve ter escutado que para controlar uma crise é preciso respirar fundo. O que parece pouco diante do caos interno que a ansiedade traz, na realidade se torna muito grandioso e efetivo se praticado da forma certa. No yoga, além de posições e muito equilíbrio, você aprenderá a prestar atenção na sua respiração e entender como ela é importante para o funcionamento ideal do seu corpo e da sua mente. Dessa forma, mentalizando boas energias e focando na mudança de dentro para fora, o estresse e a ansiedade ficarão longe de você.

            Atualmente existem muitos lugares que oferecem aulas de yoga, seja de forma particular ou gratuita. Além disso, você também pode começar a prática assistindo a alguns vídeos no próprio YouTube.

Fonte: Viva Bem