Com a busca pelo corpo e pela saúde perfeita, estamos sempre atrás de novas alternativas para a nossa alimentação, que nos permitam alcançar resultados mais rápidos e eficientes. Um dos novos caminhos que surgiram como opção para quem quer melhorar a saúde e o físico é a alimentação detox, que está sendo praticada por homens e mulheres de todas as idades. Mas você sabe como funciona esta dieta?
O que é o detox?
Detox é o processo que nomeia a desintoxicação do organismo, com a eliminação de toxinas e radicais livres encontrados na alimentação, nos cosméticos ou nos nossos hábitos de vida, que ficam acumulados ao longo do tempo no corpo humano.
Quais são as premissas desta alimentação?
A premissa de uma dieta detox é reduzir, o máximo possível, a ingestão de alimentos e ingredientes que possam aumentar a quantidade de toxinas ou a produção de radicais livres pelo corpo. Por este motivo a alimentação detox preza pela ingestão de alimentos 100% naturais e com boa concentração de nutrientes que ajudam a combater este acúmulo de compostos indesejados pelo organismo. Ela também estimula a redução da ingestão de calorias por um período pré-estabelecido, para auxiliar na “limpeza” do organismo.
Quais são as vantagens de uma alimentação detox?
A maior vantagem de uma alimentação detox é aumentar o seu consumo de produtos naturais. Como em uma dieta detox é desencorajado o consumo de alimentos industrializados e com grande concentração de conservantes, a tendência é que a qualidade nutricional de sua alimentação aumente consideravelmente.
Esta mudança é o motivo de várias melhoras consequentes observadas durante o período de dieta detox: redução das dores de cabeça, bem-estar logo pela manhã, redução dos sintomas de estresse, qualidade do sono, da pele, do cabelo e das unhas e, em alguns casos, redução do peso corpóreo total.
Quais são os riscos da alimentação detox?
Como qualquer outra dieta restritiva, a prática a longo prazo de uma alimentação detox também pode apresentar riscos. Quando realizada sem o acompanhamento de um profissional da saúde a detox pode fornecer menor quantidade de alimentos fonte de energia, como carboidratos e gorduras, deixando o indivíduo mais desanimado e cansado durante suas atividades diárias. Além disto, a exclusão de alguns nutrientes para a redução temporária de desconfortos gastrointestinais (como acontece com a lactose e o glúten) também a longo prazo podem interferir no valor nutricional de sua alimentação.
Por quanto tempo posso seguir esta dieta?
Não é recomendado que uma dieta detox seja realizada por toda a vida. Como é uma dieta extremamente restritiva e com foco na eliminação de toxinas e radicais livres por um curto período de tempo, o interessante é que ela seja praticada por, no mínimo, uma semana e, no máximo, um mês. Este curto prazo de tempo lhe permite a sensação de bem estar promovida pela dieta, e reduz a chance de danos à sua saúde durante esta prática.
Quem pode fazer uma dieta detox?
A detox pode ser praticada por qualquer pessoa, mas é mais recomendada para adultos que tem queixas recorrentes de dores de cabeça, mal-estar gástrico ou intestinal, com baixa de disposição e energia ou que se alimentam de maneira irregular. Quem procura reduzir peso também pode iniciar a reeducação alimentar através de um período de alimentação detox, mas ela sozinha não é capaz de promover os resultados a longo prazo.
A importância do acompanhamento do nutricionista
Não é recomendado seguir uma alimentação restritiva como a detox sem a orientação de um nutricionista. Somente este profissional vai saber lhe orientar quais alimentos devem integrar a sua rotina diária e quais deve excluir, por um período seguro de tempo.
Agora que você já conhece tudo de alimentação detox, você está pronto para seguir as recomendações desta prática? Já procurou um nutricionista para te ajudar? Conte para nós um pouco da sua experiência durante e após a detox!