Você sabe como controlar o consumo de açúcar?

Quem não gosta de um docinho? É difícil encontrar pessoas que não ligam para uma sobremesa ou não precisam de uma pequena dose diária de açúcar. Não existe problema em consumir alimentos doces, o problema é que o componente açúcar pode causar vícios.


A nutricionista Gabriela Nakashima explica  que está comprovado por estudos que o açúcar pode causar efeitos similares aos da cocaína em nosso organismo. “Minha dica é nunca retirá-lo de uma vez. Nosso corpo é programado para odiar mudanças e tirar bruscamente algo que era consumido com frequência pode gerar compulsão.”

Riscos do consumo exagerado

Entre os principais problemas do consumo em excesso estão a obesidade, acne, cáries e resistência à insulina, que pode levar ao desenvolvimento de diabetes, e já existem até mesmo estudos que ligam o consumo demasiado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Escolha pequenas mudanças

“Comece com um pouco por dia. Você tem o costume de acrescentar duas colheres de açúcar no café? Diminua para uma e meia, depois uma e assim por diante, mas nunca faça nada de uma vez.” Segundo a nutricionista mudanças gradativas trazem mais chances de o processo de reeducação alimentar funcionar.

Ao retirar o açúcar da alimentação você sentirá mudanças como perda de peso, o cabelo e a pele terão aspectos melhores e mais saudáveis, o metabolismo tende a funcionar melhor e você terá até menor risco de desenvolver diabetes e câncer.

Faça substituições

A nutricionista indica algumas alternativas para o açúcar. “As frutas mais maduras são uma boa opção, que já são doces por si só. Indico também frutas secas (as sem açúcar, claro), castanhas (as de caju, que são mais adocicadas) e até mesmo um chocolate amargo 70%.”

Aprenda uma receita de doce saudável sem açúcar

Bolinho de banana com aveia


Ingredientes
– 4 bananas bem maduras;

– 1 xícara de leite desnatado ou vegetal;

– 1 xícara de aveia;

– 2 ovos;

– 1 colher (sopa) de fermento químico;

– canela a gosto.

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Depois que a mistura ficar homogênea, acrescente o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forminhas untadas e asse em forno preaquecido a 180 ºC por 15 minutos.

Use bananas maduras, assim você não irá sentir falta do açúcar, sem falar que aproveita a fruta antes de deixá-la estragar. Esse bolo fica com uma textura bem leve e fofinha.