Você sabe a diferença entre os termos light e diet?

Na busca de melhorar a alimentação e mudar os hábitos, muitas pessoas escolhem produtos light e diet sem ao menos saber o que esses termos significam e qual o benefício de cada um deles.

Como os nomes sugerem, eles são alimentos indicados para dietas específicas, devido a algum problema de saúde ou para a perda de peso.

Os alimentos que levam a nomenclatura diet são desenvolvidos para suprir as necessidades de quem precisa seguir uma rotina alimentar com restrições, assim ele é isento de nutrientes como açúcar, sódio, glúten, gordura ou lactose, independentemente do número de calorias.

Pessoas que consomem alimentos diet normalmente têm algum problema de saúde, como diabetes, altos níveis de colesterol ou hipertensão, mas é importante lembrar que muitas vezes o alimento é até mais calórico do que a versão com açúcar, é preciso sempre buscar o alimento mais indicado para a sua restrição alimentar. 

Já os lights são indicados para quem quer reduzir calorias e perder peso, eles apresentam diminuição de algum nutriente em comparação à versão original. Um alimento é considerado light quando teve redução de pelo menos 25% de determinado componente ou de calorias. 

Ser diet ou light não faz com que o produto seja mais saudável, a maioria acaba sendo ultraprocessada, e é sempre melhor escolher alimentos em sua forma natural ou minimamente processados, a famosa comida de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *