Ela vai surgindo aos poucos a partir da puberdade e, na vida adulta, ela já é o terror de muitas mulheres. Estamos falando da maior inimiga da vaidade feminina: a celulite! Nem precisamos dizer que esse problema é o grande inibidor de muitas mulheres ao usarem roupas curtas e biquínis no verão, não é mesmo? A celulite é causada pelo acúmulo de gordura nas células, agravado em fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa.
Se você também é uma das temerosas da celulite, não se preocupe! Nesse texto trouxemos algumas dicas para te ajudar a combater esse mal e fazê-lo sumir do seu corpo. Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso artigo!
Alimentação adequada
Uma alimentação adequada é fundamental para prevenir e combater a celulite. Ingestões gordurosas e calóricas são responsáveis pelo ganho de peso e pelo acúmulo de gordura localizada, que é prato cheio para os temidos furinhos se instalarem. Mas, além de evitar esse tipo de alimentos, você deve priorizar outros que ajudam a desintoxicar, melhorar a circulação e aumentar o metabolismo. A maçã, os alimentos integrais, as folhas verde-escuras e o azeite de oliva são alguns exemplos de alimentos que combatem a celulite e agem a seu favor!
Exercícios físicos
Os exercícios físicos ajudam a diminuir a gordura localizada e isso ajuda a diminuir a área de incidência da celulite. Além disso, os exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea, fator diretamente relacionado ao aparecimento e intensidade da celulite, pois é devido à má circulação que as toxinas e gorduras do corpo ficam presas às células. Portanto, coloque o seu corpo para se movimentar e o sangue para circular! Faça isso através de caminhadas, corridas, natação, musculação ou pilates.
Automassagem com cremes
Os cremes de combate à celulite não devem ser passados na região afetada como passamos um creme hidratante. Eles devem ser associados à automassagem para um efeito de absorção mais profundo e para a ativação da circulação na região. A automassagem pode ser feita nas coxas e no bumbum através de massageadores de madeira — daqueles que contêm várias bolinhas.
Uma outra dica é massagear os pés com uma bolinha de tênis, pois isso ajuda no bombeamento de sangue e na circulação de uma maneira geral. De todo modo, mesmo os cremes sendo recomendados, eles devem ser conjugados à boa alimentação e aos exercícios físicos. Aí sim essa tripla combinação tende a ser imbatível e trazer melhores resultados!
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma massagem que ajuda a ativar a circulação e a eliminar as toxinas dos tecidos, duas frentes que têm relação direta com o combate à celulite. Se realizadas duas vezes por semana, as massagens mostram os resultados rapidamente, e a mulher sente seu corpo com menos inchaço e retenção de líquidos. Prova disso é que, quando realizamos a drenagem linfática, vamos mais vezes ao banheiro. Você já havia notado?
Hidratação
Use e abuse da água, bebendo no mínimo 2 litros ao longo do dia. A água ajuda a eliminar as toxinas responsáveis pelo aparecimento da celulite, além de manter a pele hidratada e evitar o envelhecimento precoce. Você também pode se hidratar com sucos e isotônicos, mas, de preferência, sem açúcar e outras substâncias calóricas.
E então, você está pronta para vencer a batalha contra a celulite através dessas medidas? Lembre-se, ainda, que o modo mais eficaz de ser bonita é se amar e cuidar da própria saúde. O resto vem como consequência! Se você ficou com alguma dúvida não deixe de escrever pra nós através dos comentários!