Vegetariano x vegano: você sabe a diferença?

Cada vez mais as pessoas se perguntam de onde vem a carne que elas consomem e como funciona todo o processo de produção desse alimento. A partir daí, é crescente o número de pessoas que estão aderindo ao vegetarianismo e, em alguns casos, até ao veganismo. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois termos? Vamos lá!

Vegetarianismo

No vegetarianismo o objetivo é deixar de lado o consumo de carne de qualquer animal, seja peixe, frango, porco e até a carne bovina. Nessa dieta as pessoas ainda podem consumir derivados, como ovos ou laticínios.

Dentro do vegetarianismo ainda existem subcategorias.

Ovolactovegetariano: é aquele que consome ovo, leite e derivados de animais.

Ovovegetariano: consome apenas ovos, abrindo mão do consumo de laticínios e derivados.

Lactovegetariano: consome leite e derivados, mas não come ovos.

Vegetariano restrito: não consome em sua alimentação nada de origem animal, nem ovos nem leite.

Veganismo

Se pudéssemos classificar, o veganismo seria a dieta mais restrita e o estilo de vida mais almejado pelos vegetarianos. No veganismo, além do consumo zero de produtos de origem animal, ou seja, carnes, ovos, laticínios e derivados, também não há consumo de nada que tenha vindo dos animais, o que inclui roupas, eventos, como rodeios e parques que exploram animais, e até produtos cosméticos testados em animais.

O objetivo é se manter cada vez mais longe da crueldade animal, priorizando outros tipos de alimentação e aumentando o consumo consciente.