A próstata é uma glândula exclusiva do corpo masculino localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão que envolve um pouco da uretra e produz parte do sêmen. Apesar de ser bem pequena, essa glândula desenvolve o segundo tipo mais comum de câncer entre homens: o câncer de próstata.
É uma doença que se desenvolve silenciosamente durante anos. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de tumor pode levar cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ sem ao menos manifestar qualquer tipo de sintoma ou indício de que a saúde do homem está ameaçada.
Como a doença é silenciosa e os homens não têm costume de dar muita atenção à saúde, milhares perdem suas vidas todos os anos. É aí que entra a importância da conscientização e informação que a campanha Novembro Azul tenta disseminar entre os cidadãos brasileiros.
É uma doença considerada de “terceira idade”, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos e cerca de 75% dos casos ocorrem após os 65 anos de idade.
Quando os sintomas se manifestam, eles são:
- Dificuldade de urinar;
- Necessidade de urinar mais vezes do que o normal;
- Diminuição do jato de urina;
- Sangue na urina.
Já em fases mais avançadas da doença, o câncer pode se manifestar como:
- Dores ósseas;
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal.
A detecção precoce é essencial para a recuperação do paciente, por isso é recomendado que, após os 50 anos de idade, o homem comece a fazer visitas anuais ao especialista para fazer exames de diagnóstico.
A doença é diagnosticada com a combinação de dois exames: dosagem de PSA (medição de um antígeno prostático específico) e toque retal. Porém, somente com exames complementares, como a biópsia, é possível confirmar com exatidão a existência da doença.
Muitos homens têm preconceito em relação ao exame de toque retal, porém ele é necessário para a manutenção da saúde e da prevenção do problema. É muito triste pensar nas vidas perdidas por causa de preconceito.
Portanto, se você é homem, tem mais de 50 anos e se preocupa com a sua saúde e o seu futuro, procure um especialista e comece a fazer exames anuais.
Para informações mais detalhadas, acesse o site do Instituto Nacional de Câncer. Não deixe o preconceito prejudicar sua saúde.
Fonte: INCA.gov