Três plantas comestíveis que você precisa começar a comer

O solo brasileiro é tão fértil que quase tudo pode ser plantado, reaproveitado e cultivado sem muita dificuldade. Além de uma variedade gigantesca de legumes, frutas e raízes, também existem diversas plantas – comestíveis – que podem ser inseridas no nosso cardápio, garantindo nutrientes ricos para o nosso corpo.

Conhecidas como PANC, ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, as plantas comestíveis são opções deliciosas e uma ótima alternativa para quem deseja uma alimentação mais orgânica. Elas são facilmente encontradas em diversas regiões do país e até confundidas com ervas daninhas. Hoje você conhecerá três delas.

  1. Peixinho da horta

O nome dessa planta não é escolhido por acaso, o peixinho da horta é uma das plantas preferidas dos veganos e vegetarianos, tudo isso porque sua aparência, e até mesmo o gosto, lembra muito filé de peixe.

Em outras regiões do Brasil ela também é conhecida como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre.

Essa hortaliça tem muitos minerais, incluindo potássio, cálcio e ferro, além de ser considerada uma planta medicinal, já que seus óleos essenciais têm ações microbianas, servindo como um calmante para tosse.

2. Malvavisco (Malvaviscos arboreus)

Muita gente vai conhecer essa planta por conta da sua flor, que, ao ser tirada do galho, pode ser experimentada por conta do mel presente em seu caule. A malvavisco é super bem aproveitada na cozinha: suas folhas e flores são comestíveis e, quando secas, podem ser uma ótima opção para chá. As flores também podem ser usadas na cachaça, além de geleias e produção de doces.

Suas folhas são fontes de vitaminas A, B, C e K.

3. Taioba (Xanthosoma sagittifolium)

Bomba de benefícios no seu prato! A taioba é super-rica em vitamina A, sua folha também apresenta outros componentes nutritivos, como o cálcio, o fósforo, o ferro e a vitamina B2. Além disso, ela é excelente para regular o intestino graças às suas fibras. Refogada com cebola e alho, ela lembra muito a folha da couve. Uma ótima pedida para adicionar no cardápio.