Tofu: conheça os benefícios desse alimento e as principais formas de consumo

Presente na dieta de muitas pessoas vegetarianas e veganas, o tofu tem ganhado o coração de todos com sua textura suave, muito parecida com a do queijo. O alimento surgiu na China e é feito à base de leite de soja, é uma opção barata, saudável e versátil para quem gosta de novas receitas.

Como se não bastasse sua textura deliciosa, o tofu também contém substâncias importantes para o corpo, como cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio. Ou seja, um excelente aliado à saúde, prevenindo diversas doenças. Confira:

  • Alivia os sintomas da menopausa

O tofu contém uma substância chamada isoflavona, responsável por ativar os receptores de estrogênio, hormônio que durante a menopausa é reduzido. Dessa forma, seu consumo diminui as ondas de calor, a insônia e a indisposição. Para uma eficácia ainda melhor, é importante associar seu consumo a hábitos saudáveis e à prática regular de exercícios físicos.

  • Previne doenças cardiovasculares

Muitos pesquisadores acreditam que o tofu tem o poder de reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. De acordo com uma pesquisa publicada no Circulation, pessoas que comeram tofu semanalmente tiveram o risco de desenvolver doenças cardiovasculares reduzido em 18% quando comparado a pessoas que não consumiram o alimento.

  • Ajuda a desenvolver a musculatura

O tofu é um alimento repleto de nutrientes, por isso ele contribui para o fortalecimento e a reparação do tecido muscular, além de ajudar na manutenção da massa muscular, da imunidade e até da saúde óssea.

         Depois de ver todos os benefícios desse alimento, chegou a hora de saber onde ele pode ser incluído. Nossa sugestão é: aposte em legumes gratinados com tofu, além de sopas e cremes. Se quiser transformar a feijoada em uma opção vegana, o alimento se torna uma boa opção para substituir a carne.