Tenha um lar mais sustentável com 3 ações para transformar sua rotina

O período de quarentena está durando mais tempo do que o esperado e as incertezas do futuro podem prejudicar a saúde mental de muita gente, mesmo assim, existem possibilidades de transformar o momento em oportunidade e escolher caminhos mais saudáveis já dentro de casa.

Que tal aproveitar para conhecer alternativas sustentáveis que podem melhorar a forma com que você se relaciona com o ambiente e com o mundo?

Confira algumas ideias e comece já!

Reciclagem

Esse pode ser o primeiro passo para fazer com que toda sua família se torne mais consciente. Comece separando os sacos de lixo durante o descarte de papéis, vidros, metais e plásticos. Para diminuir ainda mais a produção de resíduos dentro de casa, escolha produtos com menos embalagens nos supermercados e leve sempre com você sacolas de pano.

Compostagem

Você sabe o que fazer com os resíduos orgânicos? A compostagem pode ser uma ótima opção, já que contribui para a renovação da vida. Nesse processo, os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.

Comece separando os resíduos como, por exemplo, restos de verduras, frutas e outros alimentos. A composteira transformará os resíduos em adubo para as plantas e você pode escolher entre ter uma composteira apenas com os resíduos (microbianas) ou com minhocas, as duas funcionam bem e apenas variam no tempo da compostagem dos resíduos, com as minhocas o tempo cai pela metade.

Já existem diversas ONGs que colaboram ensinando compostagem ou fazendo a coleta dos resíduos. Se você não tem espaço para uma composteira em casa, apenas separe o lixo e entregue no local correto.

Horta em casa

Nas grandes metrópoles é difícil ter acesso a uma horta, mas você pode começar sua pequena produção dentro de casa. Que tal dar o primeiro passo em um vaso?

Comece encontrando um cantinho que receba a luz do sol por algumas horas do dia e que tenha uma boa ventilação. Escolha vasos de barro e não esqueça dos furos no recipiente, para escoar a água. Você pode introduzir uma pequena variedade de mudas no vaso ou escolher a sua favorita.