Muitas pessoas acham que para conseguirmos uma vida saudável e o corpo que desejamos precisamos ter atitudes radicais na nossa alimentação. Porém, o mais estranho é que para conquistar esses objetivos, o que realmente necessitamos é o oposto: moderação. Ao fazermos as escolhas adequadas, deixamos de prejudicar nosso organismo e permitimos que ele se recupere dos danos causados por todos os malefícios do dia a dia e que se reconstrua cada dia mais forte e com mais saúde.
Muito mais importante do que dietas malucas e alimentos estranhos, é agirmos com naturalidade e parcimônia. Quer aumentar seus níveis de bem-estar e alegria? Leia o texto a seguir e entenda como a moderação pode deixar você mais feliz!
Coma porções adequadas
Um dos grandes erros que uma pessoa comete quando quer ficar mais saudável ou deseja perder peso é diminuir excessivamente a quantidade de comida que ingere. Isso pode levar a problemas severos, como falta de energia, fadiga, excesso de sono e até desnutrição. O ideal aqui é que você coma de uma maneira que sacie sua fome. Do mesmo jeito que não deve montar um prato muito grande, também não deve ingerir quantidades ínfimas. Uma pessoa de tamanho médio deve ingerir cerca de 2000 calorias por dia e qualquer valor muito diferente disso pode ser perigoso. Consulte um médico ou nutricionista e coma bem, mas com inteligência.
Fique ligado nos horários
Outro grande problema de quem entra em dietas é passar horas sem comer. Isso não só mina nossa energia, mas também nos deixa com fome e propícios a termos rompantes de gula — quem já atacou a geladeira de madrugada depois de ter comido saladinhas o dia inteiro sabe do que estamos falando! O ideal é que você coma de três em três horas. Além das grandes refeições, como café da manhã, almoço e jantar, procure ingerir algo saudável nos intervalos, como frutas ou barrinhas de cereais. Assim você estará sempre bem nutrido e saciado.
Não exclua nenhum nutriente
Um dos erros crassos de quem começa uma dieta é cortar completamente algumas substâncias, como carboidratos ou gorduras. Isso é um erro: no cardápio de uma pessoa saudável há espaço para tudo. Mais uma vez o segredo é saber escolher: invista em carboidratos integrais, como pães e macarrões integrais e nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva extra-virgem e as castanhas. Dessa forma você pode comer de tudo e sentir-se ainda melhor.
Mire nos alimentos certos
Existem alguns alimentos que devem ser a base de seu plano alimentar. Frutas, por exemplo, não podem faltar de jeito nenhum, pois são excelentes fontes de fibras, vitaminas, energia e sabor. Além de tudo, temos uma grande variedade delas em nosso país. Verduras também são uma grande pedida, pois nos saciam e trazem nutrientes essenciais. Em termos de proteína, não se esqueça dos peixes, grandes amigos dos músculos e dos olhos. E de sobremesa, por que não uma boa porção de castanha de caju? Rica em selênio e ácidos graxos, mantém a saciedade e traz aquele sabor delicioso.
Seguindo essas dicas você percebe que não é preciso fazer loucuras para ficarmos sadios. A vida é feita de escolhas e para você se sentir bem e ficar cada vez mais feliz, opte por uma que você não pode abrir mão: a moderação!
Se ainda tem alguma dúvida, ou caso tenha alguma outra sugestão, deixe um comentário! Queremos saber sua opinião!
O Artigo é excelente, pois realmente a moderação na maneira de nos alimentarmos é que nos torna melhores como seres humanos, no sentido de nos comunicarmos com o próximo, e mais saudável no nosso dia, tudo isso aliado a uma regular atividade física, que pode ser uma boa caminhada, por, pelo menos, um quilômetro, com o vestuário adequado.