Veja quais problemas de saúde podemos desenvolver por nos alimentarmos de forma errada.
Todos nós sabemos que uma alimentação balanceada e com horários regrados contribui para uma melhor qualidade de vida. Mas o dia-a-dia acaba não deixando tempo para prestarmos tanta atenção com nossas refeições. Assim, a opção que logo vem à mente são as comidas prontas e industrializadas, ou realizar um lanche rápido em um fast food.
Mas a troca de um prato com ingredientes mais leves, saudáveis e menos calóricos por um rico em gorduras saturadas e trans afeta diretamente no peso corporal e na saúde. “Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Elas auxiliam na manutenção da saúde, assim como ajudam a manter a pele mais saudável e melhoram o fluxo intestinal. Entretanto, quando se opta pela praticidade na alimentação, essas vitaminas e minerais não são supridas no organismo e o resultado é refletido na saúde”, descreve a nutricionista da Global Nutrição, Dra. Ana Huggler.
Veja algumas doenças, listadas pela Dra. Ana, que são decorrentes de maus hábitos alimentares:
Obesidade
A doença é uma das que mais se eleva no Brasil. Decorrente do sedentarismo e da ausência de uma alimentação balanceada, ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo a principal responsável pelo aparecimento de outras doenças provenientes do sobrepeso. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que, nos últimos seis anos, o número de pessoas obesas cresceu 54% no país.
Colesterol alto
O colesterol é fundamental para a nossa saúde, pois ajuda na formação das células. Existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). Quando as taxas de colesterol estão equilibradas, o LDL contribui para o funcionamento da gordura no organismo. Mas quando as taxas estão acima do normal, dizemos que estamos com colesterol alto. Isso pode acarretar no entupimento de veias e artérias, causando infarto e derrame.
Diabetes
Esta doença afeta mais de 10 milhões de brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de diabetes. Ela é caracterizada pela ausência ou ineficiência da produção de insulina no corpo, o que contribui para a elevação da taxa de glicose no sangue. A Diabetes do tipo 2 pode estar relacionado ao excesso de peso e à obesidade.
Hipertensão
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial se encontram muito elevados nas artérias. Embora possa ter causas hereditárias, agrava-se em decorrência da falta de hábitos saudáveis tais como: obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo e consumo demasiado de sódio. Trata-se de uma doença silenciosa, sendo um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares.
A nutricionista Ana Huggler orienta que, para evitar o aparecimento de tais doenças, é preciso modificar os costumes alimentares. “Deixar de consumir alimentos industrializados, que são compostos não apenas por sal e gordura em excesso, mas por conservantes que podem dificultar o funcionamento do metabolismo, é essencial para a prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso. Além da alimentação, deve-se associar a prática de atividades físicas que contribuem para a longevidade”, garante ela.
Comer de três em três horas, dar preferência a frutas, legumes e verduras, beber bastante água e evitar alimentos industrializados são a base para garantir uma alimentação mais equilibrada. Pequenas mudanças, como cortar refrigerantes ou alimentos com muito sódio, já promovem grandes transformações na nossa saúde.