Estamos sempre procurando uma solução rápida e prática para perder peso e nos sentirmos bem com o próprio corpo, não é mesmo? E a moda da vez é cortar os carboidratos da alimentação para perder peso de maneira muito rápida. A alternativa é realmente eficiente, já que muitas pessoas conseguem perder até 10kg em apenas alguns meses, mas será que ela é saudável e duradora? É isso que você vai descobrir neste texto!
A função dos carboidratos para a nossa saúde
Os carboidratos são tão importantes para a nossa saúde quanto as proteínas e as gorduras. Eles são os macronutrientes que nos fornecem a maior quantidade de energia, e de maneira eficiente, para que o organismo funcione normalmente. Sem ingerir carboidratos temos que procurar energia em fontes mais “escassas”, como nas proteínas e na gordura. Essa retirada demanda do organismo um sacrifício muito maior, já que é feita das reservas energéticas — que servem para os momentos de urgência. Ao mexer nestas reservas o organismo sofre com as consequências de uma rotina metabólica de urgência, que não deve ser mantida como rotina.
A relação entre os carboidratos e a queima de gordura
É mais fácil entender a necessidade de se ingerir carboidratos quando percebemos que eles podem ter outras funções essenciais, além da capacidade de fornecer energia para o organismo.
Existe um forte conceito na nutrição esportiva que diz que “a gordura queima em uma chama de carboidratos”. Esta afirmativa existe porque o metabolismo do carboidrato é responsável por fornecer um composto químico essencial para a queima de gordura corporal. Sem este composto o organismo não consegue metabolizar os estoques de gordura corporal para produzir energia de maneira eficiente e, por este motivo, acaba procurando outras fontes que não precisam da ajuda do carboidrato.
Portanto, se você está cortando carboidratos da dieta, você pode até estar perdendo peso, mas não se iluda ao acreditar que este excesso perdido seria formado essencialmente por gorduras.
Sem carboidratos, com fome
Quem segue uma dieta sem carboidratos sente muito mais fome do que o normal, e esta sensação é comum quando deixamos de comer estes tipos de alimentos. O primeiro motivo para que isto aconteça é porque o carboidrato, como fornece energia rapidamente, também ajuda a dar a sensação de saciedade mais rapidamente, afinal a fome nada mais é do que um sinal do nosso corpo para alertar para a falta de energia.
E o segundo motivo pelo qual isto acontece é que os carboidratos são as nossas maiores fontes de fibras alimentares, compostos que são encontrados nos vegetais, nos cereais e nas raízes, e que ajudam a controlar nosso apetite. Sem fibras demoramos muito mais tempo para nos sentir saciados, por isto parece que a fome não passa, mesmo quando comemos bastante proteína ou gordura para compensar.
Cuidado com o efeito sanfona
Uma das consequências mais comuns de uma dieta sem carboidratos é o surgimento do famoso efeito sanfona. Este efeito, marcado pela perda rápida de peso e recuperação dos quilos que foram perdidos também de maneira rápida, acontece porque nós não conseguimos passar o resto da vida sem comer carboidratos e, logo que alcançamos os resultados desejados, voltamos com nossa rotina alimentar. Quando voltamos a comer estes alimentos, logo retomamos o valor calórico que ingerimos antes de excluir os carboidratos da dieta, e por isto recuperamos peso rapidamente.
Mantendo os carboidratos na alimentação, e aprendendo a redistribuir as calorias de maneira equilibrada entre os outros alimentos, é possível perder peso de maneira eficiente e duradoura, sem efeito sanfona!
O ideal é fazer uma reeducação alimentar
Dietas sem carboidratos não são uma boa solução para alcançar o peso ideal. Os motivos explicitados acima já são capazes de mostrar que a maneira ideal de reduzir o peso sem afetar a saúde é através da reeducação alimentar. É preciso aprender a comer de tudo para poder equilibrar o funcionamento do seu organismo e preservar a sua saúde.
Você está fazendo uma dieta sem carboidratos? Que tal contar com a ajuda de um nutricionista para reequilibrar sua alimentação e evitar complicações? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão escreva para nós através dos comentários!