Saboroso e nutritivo

Confira todos os benefícios do trigo

O trigo é um dos cereais mais cultivados pelo homem há muitos séculos. O alimento é bastante nutritivo, sendo fonte de carboidratos, proteínas e fibras, além de minerais como fósforo, cobre e manganês.

Com os avanços da tecnologia e da gastronomia, descobriram-se novas formas de uso e consumo. Hoje é utilizado no preparo de pães, massas, bolos e biscoitos.

De acordo com a nutricionista da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), Vanderli Marchiori, o grão e seus derivados devem ser consumidos diariamente. “Estes alimentos são fundamentais para a fabricação de serotonina – um neurotransmissor que garante a sensação de bem-estar, reduz a ansiedade, regula o humor e o apetite, e ainda ajuda a combater a enxaqueca -, além de conter minerais e outros nutrientes”.

O processo de moagem do grão dá origem a farinha e farelo de trigo e, no mercado a grande variedade de farinhas refinadas braças e amarelas, integrais, farelo, fibra, gérmen, além de produtos à base do cereal.

Confira as propriedades de cada tipo de farinha:

  • Farelo de trigo: fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio. Acelera o trânsito intestinal, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de câncer nesta região do organismo.
  • Gérmen de trigo (comercializado na forma de farelo ou óleo): fonte de vitaminas E e B1. Auxilia no combate aos radicais livres, contribui para o funcionamento do sistema circulatório e ajuda na metabolização da glicose, especialmente para diabéticos.
  • Farinha de trigo branca: fonte de carboidratos. É a base da alimentação sendo indicada para ser consumida dia a dia, pois contribui para a digestão. Ajuda no combate a insônia e ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e disposição física.
  • Farinha de trigo integral: fonte de triptofano (aminoácido que sintetiza a serotonina), vitamina B6 e betaína (melhora o rendimento esportivo). Contribui para a digestão, melhora o humor, auxilia no ganho de massa muscular, provoca a sensação de bem-estar e diminui o risco de doenças cardíacas.
  • Trigo integral: fonte de lignanas (substituem a função do estrogênio e previnem o câncer), cálcio, cobalamina (vitamina B12, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso), ferro, magnésio e vitaminas A, D, C e B. Melhora o trânsito intestinal e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Triguilho: fonte de proteínas, ferro, fibras, potássio, zinco, magnésio, selênio e vitamina E. Aumenta a sensação de saciedade e auxilia na digestão.

Pelos inúmeros benefícios é nossa principal fonte de energia, além de atuar na prevenção de diversas doenças e ainda fornecer vitaminais e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Podendo destacar 4 benefícios principais:

  1. É nossa principal fonte de energia
  2. Recupera músculos
  3. Melhora nosso humor
  4. Controla o colesterol e o diabetes

Fonte: https://www.sindustrigo.com.br/noticias-setorial-mercado/conheca-as-propriedades-do-trigo-e-seus-beneficios-como-alimento-/5635/