Sabia que a maneira como você armazena frutas, legumes e verduras influencia no sabor e na textura destes alimentos? E essa influência pode, também, impactar no seu orçamento, uma vez que vegetais armazenados de forma errada estragam mais rápido e têm um único destino: o lixo.
Quer saber como armazenar estes alimentos da forma correta para que possam durar mais? Confira as dicas abaixo:
Separação
Já ouviu falar do gás etileno? Este gás inodoro, insípido e inofensivo é naturalmente emitido por frutas e vegetais. Alguns destes alimentos produzem essa substância em quantidades maiores que outros e estes, quando armazenados junto a frutas e vegetais sensíveis ao gás, podem acelerar o processo de amadurecimento. Então, a primeira coisa a fazer é separar os produtos que emitem etileno dos produtos que são sensíveis a ele.
Alimentos que produzem gás etileno: maçã, damasco, abacate, banana, melão, frutas cítricas, figo, uva, kiwi, manga, nectarina, mamão, pêssego, pera, pimentão, abacaxi, ameixa e tomate.
Alimentos sensíveis ao gás etileno: aspargo, brócolis, couve, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, berinjela, alface, salsa, ervilha, batata, espinafre, abóbora, batata doce, agrião e inhame.
Armazenando frutas
Cada fruta ou grupo de frutas possui maneiras diferentes de conservação. As frutas com caroço, como pêssego e ameixa, por exemplo, devem ser conservadas em temperatura ambiente, até que fiquem maduras. Armazene-as na geladeira caso não as consuma quando maduras.
As frutas cítricas, por outro lado, devem ser guardadas em um lugar fresco, com bom fluxo de ar. O armazenamento deste tipo de fruto na geladeira não é indicado, pois ele tende a absorver os odores do refrigerador.
Agora, frutas como a maçã podem ser deixadas em local fresco e arejado por até duas semanas e, para períodos mais longos, podem ser colocadas na geladeira. A pera, por sua vez, pode ter seu processo de amadurecimento acelerado quando colocada junto da maçã.
Armazenando vegetais
Vegetais como a cenoura devem ser diretamente armazenados na geladeira. As batatas, por outro lado, podem ser conservadas em local fresco, seco e escuro, como em um canto da despensa. Os tomates, ao contrário do que é dito, devem ser conservados em local fresco, fora da geladeira e sem luz solar.
Itens como cebola, alho e cebolinha devem ser armazenados em local fresco e escuro. Temperos como o manjericão devem ser armazenados em temperatura ambiente, para que não murchem antes do tempo. Outra forma de conservar esse tipo de tempero é coloca-lo em um pequeno copo de água, como se fosse um pequeno ramo de flores.
Agora que já sabe destas dicas, que tal armazenar da forma correta para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro? Assim você oferece saúde para sua família e para seu bolso.