Outono: conheça os seis alimentos da estação

As estações do ano estão relacionadas a razões que vão além da alteração de clima. Têm a ver também com a sazonalidade e o preço de cada alimento. Frutas e legumes que costumam ter o plantio favorecido em algumas estações têm também seu valor alterado no mercado. Se fica mais difícil de encontrá-los, o preço sobe, e a situação contrária também ocorre.

No outono, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país ficam com temperaturas mais baixas devido à influência das massas de ar frio. Dessa forma, o plantio de algumas frutas e legumes ganha a condição ideal para a maturação. Confira alguns alimentos!

Verduras:

Alho-poró – rico em manganês, o alho-poró ajuda a reduzir os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM). Além de auxiliar na melhora da visão, da função imunológica e comunicação celular.

Repolho – essa folha é altamente nutritiva, aumenta a imunidade, atua na proteção intestinal e auxilia na proteção cardiovascular.

Almeirão – barato, fácil de encontrar e uma superfonte de fibras de baixas calorias. O almeirão é rico em cálcio, magnésio e fósforo, além de ajudar na saúde dos ossos, do fígado e do sistema cardiovascular.

Legumes

Abóbora – a versão cabotina tem poucas calorias e é supernutritiva. Rica em vitaminas A e C, em fibras, potássio, cálcio e vitaminas B1, B3, B5 e B6. A abóbora é ótima no combate ao câncer, no aumento da imunidade e na redução da pressão arterial.

Inhame – fonte de vitaminas importantes, como o complexo B (B6, B1, ácido fólico e niacina), ele previne doenças cardíacas e ainda aumenta a imunidade.

Mandioquinha – superfonte de energia para o nosso corpo, tem ação antioxidante e é responsável por controlar a pressão arterial. É considerado um carboidrato importante graças ao zinco, que ajuda a melhorar a imunidade.

Todos os alimentos citados nesta matéria são encontrados nas nossas unidades de hortifrúti.

Fonte: Eu Atleta