A fim de perder peso, muita gente acaba aderindo a dietas sem orientações de um profissional, o resultado disso, quase sempre é um desastre à saúde. Embora a perda de peso consiga ser alcançada, em alguns casos, o organismo sai sempre debilitado.
“O papel da nutricionista é de favorecer saúde e contribuir com a qualidade de vida, por meio do consumo de alimentos em quantidade adequada. Os nutrientes são essenciais para que o organismo realize as funções corretamente. Os carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e água são os nutrientes que irão garantir o bem-estar físico, mental e social”, alerta Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.
Entre as promessas de dietas sem orientação, ganham destaque as que restringem o consumo de carboidratos, orientando apenas a ingestão de proteínas. O hábito pode prejudicar o funcionamento de rins e fígado sobrecarregando esses órgãos.
“Regimes e dietas não favorecem o hábito alimentar correto, pois não há equilíbrio, sendo muito difícil manter o peso desejado, portanto, nada melhor que a reeducação nutricional orientada por uma nutricionista, adequando as necessidades biológicas de cada indivíduo”, ressalta Laurine Cruz.
Antes de iniciar qualquer plano alimentar é de suma importância consultar um nutricionista, dietas sem orientações podem comprometer o organismo, diminuindo a imunidade por conta da quantidade de vitaminas insuficientes.
“Fazer seis refeições diárias, de três em três horas: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche à tarde, jantar e ceia, são o melhor caminho para a perda de peso”, recomenda Laurine.