Os benefícios do limão

Uma fruta, inúmeros benefícios

O limão é uma das frutas do verão e essa fruta crítica, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante, que auxilia a diminuir o apetite e regular o intestino, por ser rico em fibras. Muito utilizado como tempero e sucos, é uma fruta completa, pois sua casca contém óleos essenciais e substâncias antibacterianas que protegem os dentes.
Em sua tabela nutricional é possível perceber que a fruta é rica em proteínas, carboidratos, fibras, vitamina C, além das vitaminas A, B1, B2, B3, B6, folatos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro.
No Brasil há diversas espécies, mas os tipos mais comuns são o galego, siciliano, cravo e o tahiti. E apesar de diferenças na aparência e no sabor, eles possuem propriedades nutricionais muito semelhantes, como:

  • Favorece a perda de peso
    Beber um copo de água com limão, sem nenhum tipo de adoçante, ajuda a limpar as papilas gustativas, diminui a vontade de comer alimentos doces e possui efeito diurético que ajuda a combater a retenção de líquidos.
  • Auxilia na desintoxicação
    Estudos mostram que a vitamina C auxilia a desintoxicação, além disso, o limão é rico em potássio, clorofila, ajudando a alcalinizar o sangue, eliminando as toxinas do organismo.
  • Previne a prisão de ventre
    O limão estimula o intestino por ser rico em fibras, tendo melhor efeito se consumidor em jejum com água morna. Além disso, um de seus compostos o limoneno tem efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos que previnem o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.
  • Excelente para imunidade
    A vitamina C protege as células dos danos causados pelos radicais livres e aumenta a produção dos glóbulos brancos, que são responsáveis por combater microrganismos e outros. E, devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como candidíase, gripo, resfriados e outras infecções.
    Consumir limão também pode contribuir para aliviar sintomas de doenças respiratórias.
  • Melhora a aparência da pele
    A vitamina C promove a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele, acelerando a cicatrização das feridas. Além disso, suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatória combate bactérias relacionadas a formação da acne.
    É importante ter cuidado ao manusear a fruta, uma vez que ao ser exposta ao sol e calor pode causar manchas no rosto ou mãos.
  • Auxilia na saúde do coração
    Por ser rico em flavonoides, regula a pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo. E com isso, diminui o risco de AVC, que acontece quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo do sangue para o cérebro.
  • Previne a anemia
    A vitamina C favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de origem vegetal.
    Lembrando que o organismo não consegue sintetizar ou armazenar a vitamina C, por isso é preciso repor com alimentos que tenham esse nutriente.
  • Neutraliza o ácido úrico
    O ácido cítrico pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins já que torna a urina menos ácida e sua ação diurética também auxilia na prevenção da formação de cálculos. O ácido úrico é um dos principais causadores de outras doenças como artrite, artrose e gota.
    Limões são considerados seguros, mas por sua composição ácida pode piorar sintomas de problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico. Além disso, quem tem aftas ou feridas na boca podem sentir maior ardência.
    Algumas pessoas podem apresentar também sensibilidade ao ácido cítrico tendo sintomas como dores de cabeça. E é importante a escovação logo após o consumo para evitar o processo de erosão do esmalte dos dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *