O lema é: saúde em primeiro lugar!

Saúde é equilíbrio, é cuidado, é fazer diariamente escolhas que não prejudiquem o seu corpo e a sua mente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. 

Esse equilíbrio é adquirido por meio de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.

Veja 5 itens que você não pode deixar fora da sua alimentação.

1. Água

O recomendado para o consumo diário de água por pessoa é em média 2,5 L. Entre os principais benefícios estão a eliminação de toxinas, regulação da temperatura corporal e melhora da digestão, além disso, a ingestão de água contribui até mesmo para o emagrecimento.


Para quem tem dificuldade de beber água ao longo do dia, manter uma garrafinha perto pode ser uma boa solução. Também existem aplicativos de celular que emitem alertas para que você não esqueça de se hidratar.

2. Aveia

Uma opção nutritiva e que tem o título de funcional. A aveia é fonte de fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. Uma opção saudável para redução do colesterol e de níveis de açúcar no sangue.

Ela pode ser encontrada nas mais diversas formas: farinha, flocos ou farelo e seu consumo regular está associado à perda de peso, além de prevenir a prisão de ventre.

3. Castanha-do-pará

Rica em selênio, a castanha-do-pará é uma oleaginosa que atua como forte antioxidante e contribui até mesmo na saúde da tireoide. Contém vitamina E, cálcio, magnésio e é indicada também para prevenção de doenças ósseas, articulares e musculares.

Mas não exagere na dose, esse alimento em grande quantidade pode ser prejudicial à saúde.

4. Cenoura

Conhecida fonte de betacaroteno, elemento que se transforma em vitamina A no organismo, promove a saúde visual, contribui para evitar o envelhecimento precoce, melhora o sistema imune e até contribui na prevenção de alguns tipos de câncer.

Para os apaixonados por sol, os betacarotenos auxiliam ainda a manter o bronzeado e a beleza dos cabelos.

5. Peixe

Consumir esse alimento com frequência é uma ótima dica. Boa fonte de vitamina B12, ferro, cálcio e ômega 3, o peixe ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Entre as melhores opções está a sardinha, o peixe filhote e a pescada amarela, e para consumo o ideal é que ele seja grelhado, cozido ou assado.