Também conhecida como “Sociedade Beneficente Casa da Esperança”, a Kibô-no-Iê é uma entidade sem fins lucrativos de assistência e amparo à pessoa com deficiência intelectual, fundada por Koko Ichikawa em 1963. A Organização foi oficialmente reconhecida em 8 de janeiro de 1970 e atualmente acolhe cerca de 80 adultos em sua sede, localizada em Itaquaquecetuba.
A Kibô-no-Iê abriga adultos de idades variadas, todos portadores de deficiência intelectual e alguns, física. Síndrome de Down, paralisia cerebral, distrofia muscular e outras doenças relacionadas a fatores genéticos ou adquiridos estão entre as condições dos assistidos, que são bastante bem-humorados e comprometidos com a rotina de atividades clínicas, como as consultas médicas, e a realização de tarefas lúdicas, educativas e culturais.
O dia na entidade é sempre repleto de afazeres prazerosos: oficinas de artesanato, musicoterapia, karaokê, aulas de computação, alfabetização e cuidados com a horta são coordenadas por profissionais de terapia ocupacional. A participação nas oficinas e em outras atividades contribui ao desenvolvimento emocional, social e físico de cada assistido, contribuindo com os processos de construção, coordenação motora, aprendizado, independência e inclusão social.
A Kibô, como é carinhosamente chamada, conta com mais de 90 funcionários e uma equipe de 40 diretores e o apoio de centenas de pessoas, todas voluntárias, que abraçam a causa da casa, cuja missão é “Amparar com respeito e dignidade as pessoas com deficiência intelectual, oferecendo-lhes condições de desenvolvimento, bem-estar e apoio aos seus familiares para o convívio com a sociedade”.
Entre os princípios e valores da Kibô-no-Iê estão um relacionamento ético e transparente; respeito e amor ao próximo; crença na harmonia do equilíbrio físico, emocional e espiritual; respeito ao meio ambiente e ao voluntariado e companheirismo. Seus valores se encaixam com os da Organização? Para ajuda-los, acesse http://bit.ly/2u4IT3U e saiba mais.