Não deixe a enxaqueca estragar o seu verão

54710b32-4fbf-4dbd-8e21-21da15c5b7d6

O calor pode piorar crises de enxaqueca. Veja como evitar esse mal e aproveitar a época mais quente do ano sem dor de cabeça!

O verão é uma época muito gostosa. Sol, viagens, férias, festas, diversão e descanso são ingredientes típicos dessa fase do ano. Agora, para os portadores de enxaqueca, esse pode ser um período perigoso. O risco de crises aumenta com o calor, e pode estragar qualquer plano de aproveitar essa estação.

A enxaqueca é o nome de um dos tipos mais comuns de dor de cabeça. Acredita-se que cerca de 25% das mulheres e até 10% dos homens apresentem essa patologia. A crise de enxaqueca típica traz os seguintes sintomas: dor de cabeça forte, muitas vezes lateralizada, pulsátil (latejante), associada a náuseas e intolerância ambiental (luz, cheiro e ruídos). “A crise de enxaqueca é extremamente desagradável e incapacitante. Pode durar de 4 a 72 horas e ocorrer diversas vezes ao mês. A causa básica é genética, mas existem desencadeantes hormonais e ambientais, tais como: estresse, ritmo de sono, temperatura, hábito alimentar, entre outros”, explica o Dr. Leandro Teles, neurologista especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Segundo o neurologista, há vários fatores que podem piorar as crises de dor de cabeça, no verão. “A cada 5º C de elevação na temperatura, o risco de crise aumenta 7%. A causa disso é a desidratação, a vasodilatação e possivelmente a luminosidade. Além do calor, alteramos nosso ciclo de sono, mudamos hábitos alimentares e o grau de atividade física, isso tudo pode piorar a enxaqueca”, diz Teles.

Segundo o médico, é preciso analisar todo o contexto para entender a piora da enxaqueca no verão. O paciente entra com a predisposição genética, enquanto o verão entra com o calor, a luminosidade, o incentivo a uma alimentação desregrada e ao maior consumo de bebidas alcoólicas, a alteração do sono, entre outros.

Para evitar essa mistura catastrófica, enumeramos algumas dicas, dadas pelo Dr. Leandro, para quem quer curtir o verão sem dor de cabeça:
1. Hidrate-se. Abuse de água, sucos, isotônicos, água de coco, etc;

2. Evite álcool em excesso, principalmente bebidas mais fortes;

3. Alimente-se de três em três horas. Prefira comidas mais naturais, de fácil digestão, com pouca gordura, condimentos e cafeína. Evite também os embutidos e queijos amarelos;

4. Proteja-se do sol e do calor: use óculos escuros, chapéu, boné, guarda-sol, ventiladores, ar condicionado, etc;

5. Procure manter certa regularidade de sono, não se privando demais e também não exagerando na dose;

6. No caso de crise de enxaqueca iniciando, afaste-se do sol e de locais muito iluminados e barulhentos, interrompa qualquer atividade física e procure descansar ou dormir. Logo no começo faça uso de medicamentos apropriados prescrito por seu médico. Compressas frias na cabeça também podem ajudar;

 

7. No caso de crises acima de uma vez ao mês (no verão ou fora dele), procure ajuda especializada.

 

LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *