Musculação: conheça os benefícios dessa prática

Disciplina e constância trazem bons resultados a quem pratica a musculação

            Algumas pessoas podem ser extremamente resistentes quando o assunto é musculação. A princípio, a ideia de uma atividade física monótona e solitária pode assustar, entretanto, os benefícios dessa prática farão uma superdiferença na sua saúde física e mental.

            A musculação nada mais é que uma prática realizada com pesos diversos, com frequência semanal e com resultados a médio e longo prazos. É uma atividade que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e com diferentes objetivos. No caso dos idosos, a ideia é fortalecer a musculatura diminuindo o risco de quedas com fraturas graves, além de expandir as articulações e evitar problemas relacionados a artrite e artrose. Já em pessoas mais jovens, talvez o objetivo seja turbinar a musculatura das pernas e do bumbum. Seja como for, a prática constante contribui muito para uma vida mais saudável. Confira!

  1. Melhora a postura

Se você tem escoliose ou algum outro problema relacionado à saúde da coluna, então a musculação pode te ajudar. A prática ajuda a fortalecer a musculatura da região, melhorando a postura e ajudando a diminuir as dores nas costas. É claro que os exercícios devem ser feitos com um profissional de educação física por perto para supervisionar e instruir corretamente.

  1. Tonifica a musculatura

A prática leva à perfeição e a consequência é uma musculatura mais tonificada e uniforme. Isso acontece porque a perda de gordura e o aumento da massa muscular ocorrem simultaneamente. Assim dá para entender por que a perna fica mais “durinha” e as celulites somem com facilidade.

  1. Ajuda a saúde mental

Assim como qualquer atividade física, a musculação promove a liberação de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Por isso, pode ser considerada uma ótima prática de combate à depressão e à ansiedade.

  1. Acaba com a gordura

Se praticada de forma regular e acompanhada de hábitos alimentares saudáveis, a musculação se torna um ótimo aliado para quem busca perder peso. Tudo isso porque o corpo passa a queimar mais gordura, acelerando o metabolismo e o gasto calórico. Incrível, né?

Está esperando o que para se matricular na academia e iniciar os treinos que vão mudar de vez sua rotina e sua qualidade de vida?