A maioria dos nossos músculos funciona de acordo com a nossa vontade. Quando um músculo se contrai subitamente de forma involuntária, chamamos esse movimento de espasmo muscular. Quando esse espasmo for persistente, damos a ele o nome de câimbra. Muitos acreditam que as câimbras atingem apenas atletas, mas qualquer pessoa que esteja com as funções metabólicas comprometidas, com falta de cálcio e desidratado pode sofrer uma contração.
O Dr. Fernando Bacalhau, cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), explicou as causas da câimbra: “Ela pode ser provocada pelo uso exagerado da musculatura durante os exercícios físicos, má circulação e mudanças de temperatura. No calor, a pessoa tende a transpirar mais e desidratar facilmente, facilitando para a perda de sais minerais. E no frio, ocorre uma compressão das raízes nervosas”, informa o médico.
O profissional afirmou que o problema é muito comum em gestantes, atletas, diabéticos e também em pacientes com insuficiência renal.
Fim dos mitos
Quem nunca ouviu que comer banana é a solução para quem tem muitas câimbras? Será que essa afirmação é verdadeira? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o cirurgião vascular Dr. Fernando comenta algumas questões:
Beber bastante água ajuda prevenir as câimbras?
Mito. Não adianta beber só água, o seu consumo excessivo pode baixar o nível de sódio no sangue, sendo uma das causas das câimbras.
Medicamentos podem estimular as câimbras?
Verdade. Alguns remédios auxiliam na perda de minerais e água em excesso, como por exemplo, o diurético.
As câimbras noturnas estão associadas à posição na hora de dormir?
Mito. A maioria das câimbras noturnas não está relacionada à posição. A explicação para as contrações involuntárias noturnas pode ser efeito colateral de algum remédio, exercícios em excesso durante o dia ou deficiência de vitaminas na alimentação.
As câimbras só atingem as pernas?
Mito. Dependendo da causa e da intensidade, ela pode surgir no músculo no meio das costas ou ocorrer no arco do pé.
Alongar e massagear a área durante uma crise é recomendado?
Verdade. Massagear o local afetado não só alivia a dor como também estimula a circulação sanguínea.
Não há como evitar as câimbras?
Mito. Algumas medidas podem ajudar a prevenir, como manter uma alimentação balanceada e um treinamento adequado durante os exercícios físicos, fazer alongamentos e repor os níveis de sódio durante os intervalos da atividade física com uma bebida isotônica.
A banana não previne o problema?
Verdade. De fato, ela sozinha não irá evitar as câimbras. A banana é uma ótima fonte de potássio, porém, a câimbra não está associada à falta dele. A laranja, por exemplo, pode ser mais eficaz do que a banana por conter sódio.
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/