Estar com a limpeza de casa em dia é prazeroso e além de tudo saudável. Mas será que ao limpa-la, os produtos que estão sendo utilizados são corretos e não prejudicam a saúde?
A maioria dos produtos de limpeza tem substâncias químicas e, se não forem manipulados corretamente, podem representar riscos para quem os utiliza.
Muitos acreditam que para limpar a casa é necessário um monte de produtos potentes que prometem milagres para deixar tudo a salvo de germes e bactérias. No entanto, não é bem assim. A maior parte desses produtos possui compostos químicos que não são biodegradáveis e que agridem a pele, unhas e mucosas, mesmo que em pequenas quantidades. E, quando são descartados pelo esgoto, vão parar em algum rio ou córrego.
O estrago é ainda maior quando se trata do meio ambiente, pois litros e litros de água são contaminados, o que acaba dificultando o tratamento. Sem contar que os animais – como peixes – e o solo são contaminados. E ninguém quer isso não é mesmo?
É possível deixar a casa limpa com um cheirinho agradável de limpeza e ao mesmo tempo não agredir o meio ambiente e a nossa saúde com produtos baratinhos e de fácil acesso:
– Álcool: por ser o segundo solvente universal – o primeiro é a água – o álcool dissolve diversas substâncias, facilita a remoção de sujeira e ainda é um poderoso desinfetante.
– Vinagre branco: o vinagre é um ácido fraco que permite que vasos sanitários, bancadas e pias de cozinhas sejam desinfetados, além de limpar vidros, metais, etc. Pode ser usado como amaciante – isso mesmo, amaciante! –, basta colocar duas colheres de sopa de vinagre na água do molho de enxague e as roupas ficarão bem macias. Se preferir, adicione essência natural.
– Bicarbonato de sódio: quando se trata de limpar banheiros e pias o bicarbonato pode ser uma ótima opção. Se usado com o vinagre, se torna um poderoso desinfetante. Para limpar espelhos, portas de armários, fogão, micro-ondas e etc., basta usar o bicarbonato em um pano umedecido, pois ele é levemente abrasivo e ajuda a polir sem riscar.
Como se não bastasse polir e desinfetar, ele é um ótimo removedor de manchas, é só espalha-lo sobre o tecido molhado e esfregar levemente.
– Sabão ou detergente neutro: geralmente as gorduras não são dissolvidas em água, por isso o sabão ou o detergente neutro é utilizado, pois leva tudo embora na água corrente. Eles estão na lista de faxina ecológica, porém é bom procurar os que são feitos com ingredientes naturais. Outra dica, para lavar a louça, coloque um pouco de detergente em água quente e vá molhando a esponja aos poucos. A água quente ajuda a desengordurar.
Quando for comprar qualquer produto, fique atento se são realmente 100% naturais.