Quantas teorias você já ouviu a respeito desse assunto? Alguns dizem que beber durante as refeições engorda, outros dizem que faz mal e outros dizem que dilata o estômago, mas o que é verdade afinal?
Segundo a nutricionista Renata Nuzzi, ingerir líquidos na hora da refeição pode atrapalhar a digestão. “O consumo de bebidas durante as refeições aumenta o valor calórico total da refeição, o mais indicado é beber um copo de água antes da refeição”, orienta.
A profissional explica que se o individuo mantém o corpo hidratado durante o dia não sente a necessidade de consumir líquidos durante as refeições. Renata ainda alerta sobre o consumo de refrigerantes e bebidas alcóolicas. “Devemos evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois possuem um valor calórico muito alto, caso queira ingerir algum tipo de liquido opte por água sem gás”, indica.
O ideal é ingerir líquidos vinte minutos antes ou sessenta minutos após as refeições. Quando optar por beber durante a alimentação, é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.
Beber durante as refeições não resulta no aumento de peso, mas por causar uma dilatação no estômago provoca uma sensação de inchaço. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e a consequência é maior consumo de alimentos, levando, muitas vezes, ao excesso e, consequentemente, ao aumento de peso.
A nutricionista explica que quando ingerimos líquido em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes.
Para quem não consegue deixar de beber enquanto se alimenta, a preferência deve ser por frutas ácidas, que trabalham a favor do suco gástrico e não interfere na absorção dos alimentos, mas a água é a melhor escolha, pois ajuda na hidratação e não aumenta o valor calórico da refeição.
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/