Veja como se livrar desse problema
Uma das principais queixas femininas no verão é que as pernas ficam mais inchadas. Os edemas – nome dado ao inchaço localizado – geralmente atingem a região das pernas, tornozelos e pés. No verão, isso é mais frequente por conta da vasodilatação. “Para manter a temperatura corpórea, ou seja, para evitar que o corpo esquente, os vasos dilatam-se, fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Com isso, a absorção de líquidos pelo sistema linfático é prejudicada e, por consequência, dificulta o retorno dos líquidos, que ficam nos membros inferiores”, explica o angiologista, Dr. Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.
Como evitar e tratar
– Aumente o consumo de verduras e frutas
Comer alimentos diuréticos auxilia, e muito, na redução do inchaço, pois eles ajudam a eliminar o excesso de líquido pela urina. Abacaxi, melão, abóbora, pepino e alface são alguns dos alimentos indicados para isso. Beber 2 litros de água por dia também ajuda os alimentos diuréticos a mandarem líquido embora.
– Mantenha-se em movimento
Permanecer muito tempo em pé ou sentado pode contribuir para o comprometimento da circulação sanguínea nos membros, durante o verão. “A falta de movimentação dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas. No caso de quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada hora para caminhar e assim ativar a circulação”, diz Dr. Ary.
– Desça do salto
Usar muito salto alto também atrapalha a circulação das pernas. Se você precisa usar salto, por conta do trabalho, use tamanhos diferentes a cada dia.
-Evite produtos industrializados
A mudança de hábitos alimentares é essencial para quem quer desinchar. Produtos industrializados são ricos em sódio, principal agravador da retenção de líquidos no corpo, e por isso devem ser evitados ao máximo. Além disso, diminua a quantidade de sal nos alimentos.
– Fique de “pernas pro ar”
O Dr. Elwing orienta que, para aliviar o inchaço, basta elevar as pernas no final do dia, com o auxílio de dois travesseiros. O ideal é permanecer por 30 minutos nessa posição, que favorecerá o fluxo de sangue. “As meias de compressão elástica também são recomendadas. Elas têm a função de comprimir a musculatura da panturrilha e, desta forma, melhoram o retorno venoso, aumentando a circulação na região”, afirma o angiologista. Mas usar meias nesse calor pode ser ruim, né? Por isso, prepare um tempinho pra por as pernas pra cima.
-Fique em forma
Estar dentro do peso e manter atividades físicas regulares ajudam muito a evitar o inchaço das pernas, em qualquer época do ano.
Se o problema persistir, ou se suas pernas já ficam inchadas mesmo depois de ter acabado de acordar,o Dr. Ary aconselha que o indivíduo procure orientação médica. “O inchaço dos membros inferiores pode indicar problemas cardíacos e renais. Por este motivo, o ideal é recorrer a um especialista o quanto antes, especialmente em casos de que há histórico familiar de trombose. Nestes episódios é necessário o uso de medicamentos com anticoagulante”, alerta o Dr. Ary.
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/