Fruta da estação – conheça a jaca

Essa fruta divide opiniões, mas é muito versátil e benéfica para a saúde

A jaca é cultivada em todas as regiões tropicais do Brasil, sendo fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Pode ser consumida de diversas maneiras, mas divide opiniões por ser uma fruta com casca áspera, odor forte e sabor bem marcante.

Enquanto outros vegetais básicos da alimentação sofrem com as mudanças climáticas, a jaca se destaca por sua resistência. Além disso, cerca de dez gomos são suficientes para alimentar uma pessoa por metade de um dia, sendo assim reconhecida por sua potencialidade no combate à fome.

Suas fibras, que envolvem os bagos ainda verdes, podem ser cozidas e utilizadas como um alimento substituto da carne por gerar uma polpa macia e consistente.

As sementes são ricas em amido, fibras, carboidratos e antioxidantes, podendo ser consumidas como farinha (após torradas e trituradas).

As folhas têm ação antifúngica e antibacteriana, podendo ser utilizadas para o preparo de chás.

A polpa madura é doce e pode ser consumida in natura, podendo também ser utilizada em receitas de doces e geleias.

Confira os benefícios para a saúde:

  • Combate a pressão alta por ser rica em potássio. Além disso, o consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.
  • Auxilia na boa digestão, combatendo úlceras e outros transtornos digestivos graças à grande quantidade de fibras.
  • Previne a anemia, por repor nutrientes para o organismo e aumentar a absorção de ferro graças à quantidade de vitamina C.
  • Retarda o envelhecimento da pele, por conter antioxidantes.
  • Faz bem à saúde dos olhos por ter vitamina A, que protege os olhos dos raios UV e previne a catarata.
  • Aumenta a energia, por ser rica em açúcares.
  • Mantém os ossos saudáveis, por ser rica em cálcio.

Além disso, repõe nutrientes essenciais para o corpo, como fibras, carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C; assim, ao ingeri-la consumimos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. 

E, para evitar o efeito desagradável de ficar com as mãos grudentas pela seiva da fruta, unte as mãos e os utensílios com óleo de soja e, se preferir, use luvas descartáveis.

Fonte: https://alimentacaoemfoco.org.br/beneficios-da-jaca-para-saude/