Esculpir frutas e legumes não é uma atividade atual. Esse estilo de arte é muito mais antigo do que as pessoas pensam, e carrega com ele mais significado do que meras estátuas feitas de alimentos.
Estudar a origem de obras de arte feitas com material não durável não é muito fácil. Estátuas ou esculturas de pedra podem durar séculos e até milênios, permitindo uma investigação mais profunda sobre suas origens. As esculturas em frutas perecem, ou são comidas após as celebrações. Mas ainda assim, há registros históricos do costume de fazer essa arte, e de como ela era usada.
A técnica de esculpir frutas e legumes vem da antiga China e começou há cerca de dois mil anos. A arte era usada, naquela sociedade, para decorar anúncios, placas, locais onde as pessoas se encontravam para se alimentar e também em celebrações festivas ou ritualísticas.
No ano 1364, tailandeses tiveram contato com essas lindas esculturas e levaram o costume para seu país. Dizem que uma princesa usou a técnica para esculpir vegetais em uma comemoração da corte, e o rei decidiu que os nobres desenvolveriam a prática.
Só em 1932 a escultura em frutas começou a ser ensinada a professores que teriam como intuito passar a tradição adiante, tornando-se uma manifestação artística oficial, como a música, a dança e a pintura. Estudos sobre as técnicas históricas dessa arte mostram que há diferenças entre o estilo chinês e o tailandês. Na China, as imagens e figuras esculpidas nos alimentos são mais alegóricas, remetendo a histórias e lendas chinesas, como o dragão e guerreiros de batalhas épicas. Já na Tailândia, as obras de arte ganham um caráter mais voltado à natureza, como flores e paisagens, além de elementos espirituais da tradição budista.
Veja algumas esculturas feitas em frutas e legumes e conheça a beleza dessa arte antiga.
Imagens: Maikel Alan
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/