Apesar de muitas pessoas não darem tanta atenção às unhas, elas merecem um cuidado especial e não apenas pelo lado estético, pois elas são o reflexo de nossa saúde. Diante disso, separamos algumas dicas para cuidar da unha interna e externamente.
1- Alimentação balanceada
Uma dieta rica em frutas e vegetais oferece uma grande quantidade de vitaminas e minerais, uma boa dica para consumi-los diariamente é por meio de sucos e batidas caseiras.
2- Esmalte atóxico
A maioria dos esmaltes convencionais tem ingredientes que podem ser tóxicos para a saúde, principalmente das unhas. São eles:
- Tolueno
- Formaldeído (formol)
- Ftalato de dibutilo
- Cânfora
- Tosilamida
O nome dos componentes, às vezes, é pequeno demais e dificulta a comprovação pelas consumidoras. Porém, a maioria dos esmaltes que não especificam se são orgânicos ou livres de substâncias tóxicas podem conter tais componentes.
Essas substâncias, além de não fazer bem para a nossa saúde, também chegam na corrente sanguínea e podem afetar negativamente alguns órgãos.
3- Removedor de esmalte sem acetona
A acetona resseca e enfraquece as unhas, por isso, os removedores de esmalte que contêm acetona também podem ser muito agressivos a elas. Portanto, é recomendável o uso de removedores sem acetona, que podem incluir outros ingredientes, como o limão.
4- Luvas para proteger
Por preguiça, pressa ou até mesmo por hábito, fazemos algumas tarefas de casa como lavar a louça e/ou roupas sem utilizar luvas e as unhas acabam ficando expostas a produtos agressivos, por exemplo, detergente e alvejantes.
É recomendado utilizar luvas para proteger as unhas e as mãos, sobretudo quando fizer atividades – braçais – ao ar livre, ou que necessitem do uso de produtos quimicamente fortes.
5- Melhorar a circulação
Mãos frias podem indicar má circulação, por isso, além de fazer massagens nas mãos periodicamente, também é indicado banhá-las de maneira alternada entre água fria e quente – nesse caso, você pode usar dois recipientes.
6- Suplementos benéficos
Para cuidar de unhas mais frágeis ou enfraquecidas, é possível recorrer a alguns suplementos naturais que são benéficos não só para as unhas, mas para os cabelos também. Alguns deles são:
- Levedura de cerveja ou nutricional
- Silício orgânico líquido
- Espirulina
- Óleo de linhaça
- Óleo de prímula
- Biotina
Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários se gosta de textos assim e o que quer ver aqui no nosso blog!