O mês de março é marcado pela comemoração do Dia da Mulher, mas por que essa data é celebrada? Apesar de muitos acreditarem que o surgimento do Dia Internacional da Mulher tenha origem num fato ocorrido em 1857, em Nova York, quando cerca de 130 operárias morreram queimadas em uma fábrica têxtil, a data foi criada antes deste acontecimento.
Organizações femininas que surgiram de movimentos operários, no final do século 19, protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos por melhores salários e condições de trabalho. Com a Revolução Industrial, as jornadas de trabalho chegavam a 15 horas diárias e os salários eram baixíssimos. Além disso, protestavam contra o fim do trabalho infantil, que era comum nas fábricas naquela época.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em fevereiro de 1908 nos Estados Unidos, quando mais de mil mulheres aderiram a uma manifestação pela igualdade econômica e política no país. Em 1909, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data no dia 28 de fevereiro. O dia foi marcado por um protesto no centro de Nova York que mais tarde culminou no fechamento de dezenas de fábricas americanas.
Porém, somente em 1910, durante uma conferência internacional feminina na Dinamarca, foi decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram carbonizadas na fábrica em 1857. A data só foi oficializada pela ONU em 1975, através de um decreto.
O objetivo da data não era apenas comemorar, mas sim, discutir o papel da mulher na sociedade, que na época era desvalorizada e sofria preconceitos. No Brasil, apenas em 1932, a mulher conseguiu o direito de votar e conquistou o direito de ocupar também cargos no executivo e legislativo. Outra grande conquista das brasileiras aconteceu em 2006, com a aprovação da lei Maria da Penha, que visa punir agressões contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar.
O Dia Internacional da Mulher não é mais uma data criada para estimular o consumo desenfreado, mas sim uma data marcada por lutas e discussões sobre a importância do papel da mulher diante da sociedade.
Feliz dia para todas as guerreiras!
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/