Dia do Agricultor: momento de celebrar o trabalhador do campo!

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, o agricultor já foi chamado de lavrador, pequeno produtor e até de camponês. O Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho, graças ao Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura.

Muita coisa mudou desde a instituição da data. A tecnologia, a ciência e o empreendedorismo transformaram a arte de produzir o alimento, com técnicas que possibilitaram o avanço da colheita, geraram o aumento na produtividade e da produção de alimentos, proporcionando um grande passo para nosso país que tornou-se o maior produtor de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.

Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável pela produção de matéria-prima para insumos utilizados no dia a dia, como móveis, lápis e algodão, tudo isso passa pelas mãos do agricultor.

Entre os agricultores existe uma vertente forte e importante dessa função, que são os agricultores orgânicos. Eles têm como objetivo respeitar o meio ambiente acima de tudo, buscando sempre produzir a partir de fontes renováveis. Dessa forma, colaboram na redução das pegadas de carbono no planeta e contribuem na busca de um novo caminho para a produção de alimentos e para o futuro do homem no campo e da sociedade.

Parabéns pelo seu dia, agricultor!