Descubra o que é mito ou verdade em relação à alimentação

Você provavelmente já se deparou com alguns mitos e verdades sobre os alimentos. O que ajuda, o que trabalha, o que faz mal pro organismo e o que você nem imaginava que faria bem para alguma parte do corpo. Hoje, escolhemos três alimentos para desmistificar. Confira:

  • Cenoura ajuda no bronzeamento

Sim, é verdade! Seja no suco ou no consumo em sopas ou em saladas, a cenoura pode ajudar, sim, a manter o bronzeado perfeito. Isso acontece graças ao betacaroteno, um importante oxidante que ajuda a estimular a produção de melanina, responsável pela cor da pele e proteção contra os raios solares. Mas lembre-se: o protetor solar é indispensável quando você se expõe ao sol.

  • Comer maçã ajuda a melhorar a voz

É verdade. Essa fruta tem a função de limpar a boca e a faringe, já que durante o seu consumo ela passa por esses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, onde a voz é produzida. Além disso, por ser suculenta, ao comê-la você acaba exercitando toda a musculatura da boca, aliviando a tensão do aparelho fonador. 

  • Leite pode causar pedra nos rins

Mito. O que causa pedra nos rins é o oxalato, uma substância presente em refrigerantes à base de cola, além de alimentos como chocolate, pimenta e até figo. Essa substância, juntamente com o cálcio, presente no leite, pode resultar no oxalato de cálcio, responsável por mais de 50% dos casos de pedra no rim. Mantenha o consumo moderado, uma xícara de leite por dia é o suficiente.

Fonte: VivaBem, Superinteressante Unimed Londrina.