Você provavelmente já ouviu falar que quem dança espanta os males. Encontrar uma fonte de serotonina que te dê energia e ânimo pode estar mais próximo do que imagina – agora, até a um clique de distância com aplicativos específicos para isso. Além disso, combinando a atividade física com os alimentos corretos, não tem como não se sentir disposto para se exercitar. Mas, afinal, quais são os benefícios da dança e quais alimentos te fornecem ainda mais energia para se movimentar?
Ajuda na memória e estimula o cérebro
Não dá para negar que memorizar os passos de uma coreografia pode ser bem desafiador, certo? Isso acontece porque decorar uma sequência de passos pode afetar diretamente uma área do cérebro que armazena as memórias, ajuda no equilíbrio e até na coordenação motora.
Melhora a postura
Ter uma postura correta é quase que uma garantia completa de passos perfeitos na dança. Cabeça ereta, tronco equilibrado e quadris alinhados ajudarão a sua coluna cervical e a sua região lombar a ficar longe das dores. Além disso, a dança ajuda muito na consciência corporal, favorecendo o alinhamento da coluna.
Ajuda na redução de calorias
Danças aeróbicas, como hit dance ou fitdance farão você sair com a camisa pingando de suor. Não só pelo ritmo das músicas utilizadas, como também pelos movimentos feitos nesses dois gêneros musicais, que exigem mais concentração e pulsão na hora de realizar os passos. Reduzir as calorias nunca foi tão prazeroso, né?
Alimentação e dança são parceiras inseparáveis
Agora, se você quer potencializar todos esses benefícios, é importante alinhar a alimentação para que o seu combustível seja ainda maior na prática desses exercícios. Confira o que pode te ajudar:
Banana
Rica em potássio, a fruta tem bastante carboidrato, além de vitaminas importantes, como A, B1, B2 e C. Ela também ajuda na prevenção de câimbras e fraquezas musculares, potencializando seu ritmo na atividade física.
Aveia integral
Se você quer um carboidrato com baixo índice glicêmico, acabou de encontrar. A aveia integral ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a energia e a disposição na hora de treinar.
Chá-verde
Bora acelerar esse metabolismo? O chá-verde é uma fonte grandiosa de cafeína e é considerada uma bebida termogênica, ajudando na aceleração do metabolismo, aumentando a energia e contribuindo para a queima de calorias. Além disso, esse chá ajuda na produção de dopamina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação prazerosa de felicidade.