Alimentos gordurosos trazem além de aumento de peso, uma série de males ao seu organismo. Você pode evitar alguns problemas sérios de saúde ao rejeitar pratos com alto teor de gordura. Em baixa dose, pode ajudar, mas em excesso atrapalha muito. Saiba agora como a gordura prejudica seu corpo.
Digestão lenta
Talvez você já tenha sentido a sensação de que a comida não “caiu bem”. O que pode explicar isso a você é que alimentos gordurosos são absorvidos e digeridos muito devagar pelo seu estômago, o que prejudica o ciclo diário de alimentação e o bom funcionamento do organismo.
Comendo mais sem se dar conta
A gordura saturada de origem animal encontrada, por exemplo, na manteiga, no leite integral, aves com pele e queijos, pode inflamar o hipotálamo. A região do cérebro cuida do controle da fome e saciedade, com a inflamação a sensação de saciedade é perdida, fazendo com que você coma mais, mesmo se já ingeriu o suficiente para “matar a fome”.
Desordem no organismo
A gordura em excesso também pode causar uma “confusão” metabólica nas células. A desorganização delas faz com que o organismo deixe de metabolizar corretamente a gordura, que começa a se instalar em órgãos como o fígado e o pâncreas.
Problemas no coração e colesterol
Só numa fatia de 50 gramas de mortadela, 12,5 gramas são de gordura total e desses, cinco de gordura saturada. No mesmo peso, uma linguiça toscana tem nove gramas de gordura e dessas, quatro saturadas.
Esses exemplos de alimentos são pobres em vitaminas e não têm ferro. No lugar, sal, conservantes e gordura são encontrados em alta concentração. Entupimento de veias, problemas cardíacos e aumento considerável de colesterol são males trazidos com o sabor dessas refeições.