Conheça os benefícios do consumo de maçã na sua alimentação!

Você sabe quais são os benefícios da maçã para o seu corpo?

A famosa frase “você é o que você come” tem cada vez mais sentido quando adotamos hábitos alimentares saudáveis e percebemos certas mudanças no nosso corpo. Quando falamos de frutas, como a maçã, a mudança fica ainda mais nítida.

Costumam dizer que quem consome uma maçã por dia consegue se manter longe dos consultórios médicos. Essa fruta é rica em sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio, e também em vitamina C. Mas você sabe quais são os benefícios que ela traz para o corpo além do valor nutricional? Confira:

1.    Diminui o risco de diabetes

Segundo uma revisão de pesquisas realizadas pela California State University, comer uma maçã por dia ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em até 28%. Os pesquisadores acreditam que os polifenóis (micronutrientes) presentes na fruta ajudam a prevenir danos nos tecidos das células do pâncreas.

2.    Evita cáries

Uma pesquisa publicada na revista científica PlosOne comprovou que o consumo de maçã colabora para a limpeza dos dentes e da gengiva graças às fibras presentes no alimento. Ela também estimula a produção de secreção de saliva, responsável por reduzir a capacidade de micro-organismos, como bactérias, de se reproduzirem dentro da boca, evitando, assim,o aparecimento de cáries.

3.    Ameniza problemas gástricos

Quem sofre de azia, gastrite e até de refluxo gástrico sabe o quanto é desconfortável a sensação no estômago após se alimentar. Por isso, depois do almoço ou do jantar é indicada a ingestão de uma maçã. As fibras presentes em sua composição ajudam na formação de um gel protetor da mucosa gástrica. Além disso, por ser fonte de diversos minerais, o seu consumo neutraliza o ácido do estômago, evitando desconfortos.

Fonte: UOL – VivaBem.