Quem não adora beber um chá? Esta bebida foi criada pela população oriental, que misturavam água quente com folhas de uma planta de mesmo nome, o chá, consumindo a infusão produzida por esta técnica. A folha de chá original pode ser branca, verde, preta ou oolong (que é aquela coloração avermelhada). Seu consumo foi tão difundido no mundo oriental e ocidental que a bebida é hoje a mais consumida ao redor do globo depois da água.
Suas técnicas também foram utilizadas em outras folhas, frutas ou ervas, elaborando infusões que também são chamadas de chá, mas não por causa da presença da folha na mistura.
Independentemente de suas variações, o chá é uma bebida bastante valorizada graças a suas características medicinais, já que esta era uma de suas funções no mundo oriental e continua sendo objeto de pesquisa em vários laboratórios e universidades de vários países. Que tal conhecer um pouquinho as características benéficas de quatro chás comumente consumidos aqui no Brasil?
Camomila
O chá de camomila é um dos mais conhecidos e consumidos no Brasil. A infusão desta erva é relacionada com um calmante natural, que pode atenuar vários sintomas indesejados no corpo humano. A camomila alivia dores de cabeça, diminui o estresse e pode também ajudar a combater a TPM. Além disto, como qualquer chá, funciona como um importante diurético da alimentação humana, melhorando o funcionamento do sistema circulatório e renal.
Chá preto
Esta bebida é preparada com a folha de chá original, a Camellia sinensis. Sua coloração preta se deve a um processo de torrefação natural da folha, que deixa seu sabor um pouco mais suave quando comparado com sua folha original, que formula o chá verde. Esta folha apresenta propriedades anti-inflamatórias, ajudando a combater vários tipos de doenças e infecções já localizadas no organismo humano, reduzindo a sensação de dor, inchaço e desconforto. Além disto o chá preto pode influenciar no funcionamento do intestino e tem propriedades vasoconstritoras. Esta folha também apresenta concentração significativa de cafeína, que é um estimulante natural para o organismo humano.
Chá verde
Este é o tipo de chá mais estudado em todo o mundo. O chá verde tem sido relacionado com o aumento de perda de peso, combate a radicais livres, redução dos níveis de colesterol sanguíneo e aumento do poder antiinflamatório do organismo. Estes benefícios se devem a presença da catequina, que é um flavonóide encontrado nesta planta em sua forma fresca, que pode melhorar diversas funções do corpo humano.
A comprovação de sua ação antioxidante e antiinflamatória já pode ser encontrada em vários estudos científicos publicados nos últimos anos, deixando somente a hipótese de redução do peso em aberto, já que ainda não foram publicados estudos suficientes para comprovar este benefício.
Boldo
Quem não conhece o chá de boldo? A infusão desta folha é considerada uma das técnicas mais antigas para tratar desconfortos e sintomas relacionados ao trato gastrointestinal. Esta folha é relacionada com melhora nos sintomas de gastrite, azia, gases, náuseas e vômitos, já que atua diretamente no sistema digestivo, melhorando a motilidade e o esvaziamento gástrico na região.
Lembre-se que apesar de ser mais fácil consumir o chá com a infusão de saquinhos das folhas e ervas, é sempre mais interessante preparar suas próprias infusões com os ingredientes frescos para usufruir ao máximo de seus valores nutricionais.
Você já consumiu algum destes tipos de chá antes? Gostou de saber as características de cada um? Usufruiu de algum benefício relacionado ao consumo destas bebidas? Vem compartilhar conosco a sua experiência nos comentários abaixo!