Conheça algumas práticas para manter a mente sã

A transformação que aconteceu em nossas vidas nos últimos tempos trouxe muita ansiedade para boa parte da população, fazendo com que crises de pânico, pensamentos e sentimentos negativos se tornassem algo constante em nossas rotinas.

Conheça algumas alternativas simples, mas que promovem diversos benefícios e podem aliviar um pouco das sensações ruins que permeiam nosso dia a dia.

Respire com consciência

Quem nunca escutou alguém dizendo “calma, respira!”? Apesar de a respiração acontecer de forma involuntária, trazer consciência para a oxigenação do corpo é um ótimo benefício para a mente. A prática da respiração diafragmática, quando o ar se concentra na região do alto do abdômen durante a inspiração, é um método simples e que promove uma sensação instantânea de relaxamento, ela colabora no aumento da oxigenação dos pulmões e transporta bons níveis ao cérebro. 

Pratique exercícios

Se você não fizer exercício porque quer, um dia algum médico mandará você começar a se mexer, então, por que esperar? Os exercícios estimulam a produção de substâncias associadas à felicidade, à confiança, ao prazer e ao bem-estar psíquico. A prática ao ar livre traz ainda mais benefícios, já que a exposição ao sol atua diretamente na redução do estresse. Escolha um exercício prazeroso e se jogue!

Medite

A meditação reduz o estresse e a ansiedade, além de melhorar os sistemas nervoso e imunológico. Primeiro, escolha um local confortável. No início irá parecer complicado deixar de lado os pensamentos que insistem em voltar o tempo todo, mas o importante é começar. Faça a primeira meditação por 5 minutos e deixe os pensamentos chegarem e irem embora. A paz, a tranquilidade e a transformação que essa prática promove farão uma diferença incrível no seu dia a dia.