Que tal um novo hábito para começar o ano com tudo? A Yoga
Embora seja um método milenar, sua filosofia faz muito sentido ainda hoje e sua prática tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada por qualquer tipo de pessoa. Além disso, promove condicionamento físico, facilita o emagrecimento, melhora o sono, controla a pressão e os batimentos cardíacos.
Opções não faltam e cada prática tem sua metodologia. Algumas são mais físicas e outras mais meditativas, mas todas têm suas vantagens e possibilidades de adaptação. Confira os principais estilos:
– Hatha Yoga
É a “yoga clássica”. A aula é composta de posturas, técnicas de respiração que estimulam a energia do corpo (pranayama), exercícios de limpeza e purificação (kriyas). É focada na permanência das posturas, por isso aprimora a capacidade de concentração e a consciência corporal.
– Ashtanga Vinyasa Yoga
É uma das linhas mais desafiadoras para o corpo. Possui seis séries de práticas, cada uma com um conjunto de posturas (ásanas). A aula sempre se inicia com a entonação de um mantra, seguida de saudações ao sol (surya namaskar) e a sequência de outras posturas, sendo a final a de relaxamento total. O que conduz a prática é a respiração que deve se conectar ao movimento realizado. Trabalho o corpo de forma integral, pois engloba força, resistência e flexibilidade.
– Vinyasa Flow Yoga
Inspirada na anterior, pela conexão entre respiração e movimento ela é livre na proposta das sequências de posturas. Podem ter ásanas mais focadas em extensão da coluna, na força das pernas e outras, tornando a aula mais dinâmica.
– Yvengar Yoga
Focada no alinhamento pleno das posturas utiliza equipamentos como cadeiras, cintos, cabos de madeiras, almofadões, blocos de EVA e outros que facilitam este objetivo.
– Hot Yoga ou Bikram Yoga
Praticada em uma sala aquecida a até 42º com uma sequência fixa de ásanas. O calor é utilizado para relaxar a musculatura e se tornar mais flexível. Mas é preciso cuidado com os limites para evitar lesões e mal-estar devido ao calor.
Todas essas práticas têm como foco geral:
- Mais força e resistência muscular
- Melhora da flexibilidade
- Combate dores na coluna
- Relaxa mente e corpo
- Ajuda a enfrentar medos e barreiras psicológicas
Fonte: Uol Viva Bem