Coelhinho da Páscoa, de onde ele vem?

9c3c3d8c-752e-42d9-9736-4e303e2ff8dc

Quem nunca ficou esperando o Coelhinho da Páscoa e seus ovos de chocolate na infância? Mas o que muita gente não sabe é como surgiu essa tradição e de onde são as raízes desses símbolos de Páscoa.

Os ovos de Páscoa são uma tradição milenar diretamente relacionada ao cristianismo. Na origem deste símbolo era costume pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, para mostrar a alegria da Páscoa quando se comemora a ressurreição de Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento.

Depois de muito tempo vieram os Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados, com chocolate e os pintavam por fora. Com o avanço da tecnologia, no século XIX, os ovos totalmente de chocolate começaram a se espalhar pelo mundo, mantendo isso até os dias atuais.

Já o Coelhinho da Páscoa foi trazida para o continente Americano pelos imigrantes alemães no final do século XVII. Porém, alguns povos da antiguidade já consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido a Lua determinar a data da Páscoa.

Outro ponto interessante é o fato que os coelhos tem uma enorme capacidade de se reproduzirem, tendo assim outra ligação com a vida e ressurreição, temas principais dessa comemoração.

Depois de descobrir a origem desses símbolos pascoais é só esperar a hora de se deliciar com muitos chocolates e com nossas frutas!

Fontes: Blog Dicas do Professor e Portal Terra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *