Quando falamos de alimentos gordurosos, logo pensamos em afastá-los do nosso cardápio para evitar possíveis doenças, como diabetes, colesterol e obesidade. Entretanto, algumas gorduras podem, sim, ser saudáveis para o nosso corpo, mas primeiro precisamos conhecer quais são elas.
Gordura trans
Produzida pela indústria alimentícia para tornar os alimentos mais palatáveis, a gordura trans é perigosa para a saúde por estar associada a problemas cardíacos, além de obesidade e diabetes. Você encontra essa gordura em diversos alimentos, como, por exemplo, sorvetes e bolachas.
Gordura saturada
Essa também é considerada um tipo de gordura superperigosa por ser encontrada em frituras, queijos e carnes. Ela é responsável pelo entupimento das artérias, podendo provocar infartos e até acidente vascular cerebral (AVC). O seu consumo deve ser regrado.
Gordura insaturada
Já a famosa gordura insaturada é aquela que realmente faz bem à saúde, mas também não pode ser consumida demasiadamente. Ela tem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Ela também ajuda no emagrecimento e na saciedade.
Depois de conhecer os três tipos de gordura, chegou a hora de anotar quais são os cinco alimentos que têm gordura insaturada e te darão muita energia daqui para frente.
- Abacate
Muitas pessoas ficam receosas por conta de o abacate ser uma fruta calórica e gordurosa, entretanto, parte dessa gordura presente no alimento é monoinsaturada. Além disso, o abacate fornece fibras e substâncias antioxidantes que auxiliam no combate ao colesterol ruim.
- Peixes
Salmão, sardinha e atum são peixes ricos em ômega 3, gordura poli-insaturada, que tem ação super anti-inflamatória, ajudando a prevenir diversas doenças.
- Tofu
O queridinho dos vegetarianos e veganos, o tofu é um alimento produzido a partir da soja e tem uma textura bem parecida com a dos queijos, podendo substituir esse alimento em diversas receitas. Rico em gorduras poli-insaturadas, ele tem poucas calorias e é muito benéfico à saúde.
- Chocolate amargo
Se engana quem acha que todo chocolate é ruim para a saúde. A versão amarga é uma ótima fonte de gorduras boas e composta de antioxidantes. Opte pelo chocolate amargo com mais de 70% de cacau em sua composição.
- Azeitona
Fonte rica de gorduras monoinsaturadas, a azeitona tem muitas substâncias antioxidantes, que ajudam a evitar o acúmulo de gordura nas artérias do coração.
Pronto para inserir esses alimentos na sua alimentação? Aproveite a variedade de produtos do Grupo NK.
Fonte: Viva Bem – Uol