Datada de 500 a.C., a receita conta com uma variedade de sabores que podem ser consumidos de diversas formas
Considerado uma parte importante da culinária indiana, o Chutney é um tipo de molho encorpado que, quando aliado a outros alimentos, pode ser usado para dar sabor às refeições e como acompanhamento de pães ou carnes.
O molho reapareceu na Índia por volta de 1780, como um aperitivo popular e, a partir do século XVII, chutneys de frutas foram enviados a países europeus como Inglaterra e França como um artigo de luxo. Atualmente, o chutney é popular na região do Caribe e em países da América do Sul, usado como condimento para vários tipos de carne.
Quer aprender a fazer uma das muitas variações deste molho? Aqui vai uma receita deliciosa de “Chutney de Manga e Maçã”:
INGREDIENTES
500g de manga em cubos pequenos
500g de maçã verde em cubos pequenos (com casca)
50g de uva passa
2 dentes de alho picados
½ gengibre
1 pimenta dedo-de-moça picada
75g de açúcar mascavo
½ colher (sopa) de vinagre de maçã
½ colher (sopa) de açafrão
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Um dia anterior ao preparo, faça um caldo com o gengibre: rale-o e esprema-o. Reserve. Em um recipiente, misture a manga, as uvas-passas, a pimenta, o alho, 1 colher (sopa) do caldo de gengibre e o açúcar e deixe marinar na geladeira por 24 horas.
No dia seguinte, leve a marina de ingredientes, a maçã e o vinagre a fogo baixo por, aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, tempere com sal, coloque o açafrão e deixe no fogo por mais 10 minutos, misturando sempre. O ponto ideal do chutney é quando você passar a colher no fundo da panela e criar um rastro limpo. Retire do fogo e coloque em um recipiente para servir. Entre os acompanhamentos recomendados estão pães e carnes variados.
Se preferir, pode guardar na geladeira: o chutney dura até três semanas.