Cabelos sem saúde? Conheça receitas que podem resolver este problema

Não é segredo para ninguém que a alimentação saudável é cheia de benefícios, tanto para o lado de fora quanto o de dentro do corpo, e isso vale também, para os cabelos.

 

Por mais que fatores externos como radiação solar, uso excessivo do secador, poluição e até mesmo o estresse colocarem a saúde dos fios em xeque, a ausência de alguns nutrientes fornecidos por uma alimentação balanceada pode ser a principal responsável pelo enfraquecimento e opacidade dos fios.

 

Em entrevista ao site Boa Forma, a nutricionista do Lapinha Spa, Marcieli Pereira Bandeira, disse que a deficiência de nutrientes como proteína, biotina, vitamina D, cobre, zinco, magnésio, cálcio e ferro está diretamente relacionada a cabelos opacos e à queda acentuada dos fios.

 

Agora, para colocar este jogo a seu favor, incluir alimentos como gema de ovo, aveia, cevada e leguminosas na sua dieta é um passo essencial. Mas, para simplificar a rotina, que tal shakes energéticos? Conheça, a seguir, três combinações que são perfeitas para recuperar a vida dos cabelos de dentro para fora, principalmente se consumidas pela manhã e em jejum, quando os nutrientes são mais bem absorvidos pelo organismo.

 

Shake #1

INGREDIENTES

1 banana prata

2 colheres de (sopa) de farelo de aveia

200 ml de leite de amêndoas

1 colher de (sobremesa) de cacau em pó

1 colher de (chá) de levedo de cerveja

Canela em pó a gosto

 

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo após o preparo. Utilize a banana congelada para dar mais cremosidade ao smoothie.

 

 

 

BENEFÍCIOS

A receita possui vitaminas do complexo B (banana, aveia, levedo de cerveja, cacau em pó), proteína vegetal (leite de amêndoas) e silício (farelo de aveia). Juntos, estes nutrientes deixam o couro cabeludo mais saudável, além de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

 

Shake #2

INGREDIENTES

1 cenoura pequena

1 fatia de manga

1 beterraba pequena

Suco de 2 laranjas

1 folha de couve orgânica com talo

Folhas de espinafre (4 a 5 folhas)

1 colher de (sopa) cheia de farinha de linhaça dourada

 

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo após o preparo. De preferência sem coar, pois assim terá os benefícios das fibras.

 

BENEFÍCIOS

A vitamina C (couve, laranja), o ferro (beterraba, couve, espinafre) e a vitamina E (farinha de linhaça) atuam como antioxidantes sobre os radicais livres, contribuindo para a ligação das fibras de queratina. A vitamina A (cenoura e manga), por sua vez, reforça o sistema imunológico, ajuda no crescimento do cabelo e contribui para a formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação das células.

 

Shake #3

INGREDIENTES

200 ml de iogurte natural (sem açúcar)

50 g de amora

8 morangos

1 colher de (sopa) de farelo de aveia

6 nozes

 

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida. Caso ache necessário adoçar, coloque 1 colher de (chá) de melaço de cana, que é rico em ferro.

 

 

BENEFÍCIOS

A proteína do iogurte é fundamental para melhorar a estrutura dos fios, o silício da aveia estimula o crescimento, o zinco das nozes contribui para um cabelo com mais brilho e menos quebradiço, e a vitamina C das frutas vermelhas ajuda nas ligações das fibras de queratina, evitando a queda.

 

Agora que conhece as receitas, que tal colocá-las em prática? Só não se esqueça de consultar um nutricionista, para que toda e qualquer deficiência de vitaminas e minerais em sua dieta seja suprida de forma adequada, contribuindo ao equilíbrio total da sua saúde.