Benefícios do abacate

O abacate é saboroso e tem múltiplos usos, podendo fazer parte de receitas doces e salgadas. Além disso, traz diversos benefícios para o organismo, pois age como um remédio natural que atua desde a proteção contra determinados tipos de câncer (pesquisa ainda em andamento) até brilho para os cabelos.

  • Pode diminuir a pressão arterial devido à presença de potássio. Sabe-se que ele tem até 3x mais potássio que a banana, e esse mineral combate também o sódio no organismo.
  • Faz bem ao coração pelo alto teor de gordura do tipo monoinsaturada, que reduz o colesterol ruim.
  • Diminui o cortisol, hormônio do estresse. Essa fruta tem uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo organismo, que consegue reduzir o cortisol. Também ajuda a controlar a ansiedade devido ao potássio e ao lítio e contribui para garantir uma boa noite de sono.
  • Contribui para o funcionamento do intestino por ser fonte de fibras solúveis. Além disso, as gorduras monoinsaturadas presentes nesse alimento podem auxiliar na lubrificação das fezes.
  • Faz bem para os olhos por conter antioxidantes, como carotenoides luteína e zeaxantina. O consumo dessas substâncias ajuda a reduzir o risco de doenças como catarata e degeneração macular.
  • Ajuda a perder peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Também diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que pode resultar em menos gordura no corpo.
  • Previne a osteoporose pelos minerais presentes, como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio, que contribuem para o aumento da densidade mineral óssea. Também contém vitamina K e D, que ajudam na regeneração dos ossos.
  • Por ser rico em vitamina C, ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele.
  • Quando utilizado em máscaras para o cabelo, aumenta a hidratação dos fios, por ser rico em gorduras e vitaminas, tornando os cabelos mais brilhantes e macios.
  • Mantém os músculos fortes, pois ajuda na hipertrofia muscular e também na recuperação do músculo.
  • Contribui para a saúde do cérebro por conter ômega 3, que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração.

Informação nutricional para cada 100 g de abacate:

Componentes Quantidade por 100 g
Energia [1] 160 calorias
Proteínas 1,2 g
Carboidratos 6 g
Gordura total 8,4 g
Gorduras monoinsaturadas 6,5 g
Gorduras poli-insaturadas 1,8 g
Fibras 7 g
Vitamina C 8,7 mg
Vitamina A 32 mcg
Vitamina E 2,1 mg
Ácido fólico 11 mcg
Potássio 206 mg
Fósforo 36 mg
Cálcio 8 mg
Magnésio 15 mg

Deve ser conservado na geladeira, com caroço e com embalagem de plástico filme. Também é recomendado passar um pouco de limão na polpa. Deve ser consumido rapidamente, pois escurece depois de cortado.

Não há contraindicações, mas por ser uma fruta bastante calórica seu consumo deve ser feito com moderação. A quantidade ideal fica entre um abacate pequeno e metade de um tamanho maior, três vezes por semana.