Conheça 5 lutas com maior gasto calórico

As lutas estão na moda. Cada vez mais homens e mulheres querem aprender técnicas de algumas das lutas tradicionais praticadas em vários cantos do mundo. Além da defesa pessoal, esses treinos aumentam a capacidade de concentração, reforçam a musculatura e, o melhor: são responsáveis por aumentar de maneira considerável o nosso gasto calórico total. Listamos neste artigo 5 lutas que vão ajudar você a entrar em forma, confira!

As-5-lutas-com-maior-gasto-calórico-blog

MMA

O esporte da moda é o MMA, sigla em inglês para Mixed Marcial Arts ou Artes Marciais Mistas, em português. O MMA engloba técnicas das principais lutas (boxe, muay-thai, jiu-jitsu, kick-boxing e karatê), mas com regras menos rígidas. Em competições oficiais ele acontece em um ringue. Já nas academias, a luta é praticada em tatames especiais para esse tipo de esporte. Por causa da mistura de técnicas variadas, o MMA é a luta que mais gasta calorias, ultrapassando 1000kcal em apenas uma hora de aula!

Jiu-jitsu

O jiu-jitsu é uma das lutas mais tradicionais ao redor do mundo. Sua prática consiste em técnicas de imobilização praticadas em grande parte no chão. As atividades no tatame ensinam o aluno a cair, levantar e imobilizar o adversário. Muitas pessoas temem praticar o jiu-jitsu por considerá-lo uma luta bastante bruta. Porém, vale destacar que ela é capaz de melhorar a coordenação e o condicionamento físico dos atletas, sem que eles se machuquem. Apesar de ser uma luta de solo, o jiu-jitsu é intenso e, dependendo da aula, uma hora de prática pode gastar de 500 a 1000kcal.

Krav Magá

O krav magá foi uma técnica de defesa pessoal desenvolvida pelo exército de Israel difundida para o resto do mundo graças ao seu sucesso de efetividade e contra-ataque. O aluno de krav magá não aprende a atacar, mas sim a se defender, identificando pontos sensíveis no agressor que podem ser estimulados para evitar o confronto físico. A esquiva de armas e facas também é uma prática dessa luta, que tem alta procura por turmas de mulheres em busca de técnicas de defesa pessoal. Como os movimentos são rápidos e variados, uma aula de krav magá pode chegar a queimar até 800kcal em uma hora.

Muay Thai

O muay thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma das lutas mais praticadas em academias em todo o Brasil. Ele costuma ser confundido com o kick boxing, apesar de apresentar regras diferentes. O ponto forte do muay thai é o uso dos braços e das pernas para combater o adversário, misturando técnicas de boxe com golpes fortes com a canela, os joelhos e os pés. Homens e mulheres adoram esta modalidade, pois a consideram muito dinâmica e estimulante. O gasto calórico dessa luta pode chegar a 1000kcal em apenas uma hora de prática.

Capoeira

Queridinha das academias, a capoeira foi criada por escravos africanos no Brasil, que usavam movimentos de luta e dança como defesa e celebração de sua própria cultura. Nessa luta, a elasticidade é bastante desenvolvida, especialmente na região das pernas, de onde saem a maioria dos golpes. Os movimentos acrobáticos e de dança também ajudam a melhorar a coordenação e o equilíbrio. Uma hora de capoeira pode equivaler a 800kcal gastas.

Existem outras lutas que não citamos aqui, mas que apresentam também alto gasto calórico, como o kick boxing (600 a 700kcal/aula), o boxe (500kcal/aula) e o karatê (500 a 600kcal/aula).

E você? Já pensou em usar as lutas para equilibrar a sua mente e ao mesmo tempo conseguir perder peso? Qual é a sua modalidade favorita? Conte para nós através do espaço de comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *