O ferro é um mineral muito importante para o nosso organismo. Ele funciona como uma espécie de combustível fazendo com que as células vermelhas do sangue (hemoglobina) transportem oxigênio para todo o corpo.
Deixar de consumir ferro, ou não consumir a quantidade adequada, causa anemia ferropriva, doença ocasionada pela falta desse mineral. O ideal é que homens consumam até 10 mg e mulheres 15 mg.
“Não tem quantidade exata de alimentos que devemos consumir no dia com ferro, o importante é que nas refeições principais, como almoço ou jantar, tenhamos uma fonte de ferro, como feijão, carnes e alguns tipos de legumes”, explica Renata Nuzzi, nutricionista do Sacolão Saúde.
Alguns alimentos, como, ovos, peixes, carnes vermelhas e brancas, folhosos verde-escuros, agrião, couve, feijão e outras leguminosas, são fonte de ferro. Mas nem todo ferro é igual: os derivados de animais têm melhor absorção do que o ferro dos vegetais.
Para melhorar a absorção é indicado que se associe o consumo junto com algum alimento rico em vitamina C, como laranja, acerola, lichia, limão e outras frutas cítricas.
“O leite pode atrapalhar na assimilação do ferro pelo organismo, pois possui cálcio, nutriente que diminui a metabolização do mineral”, alerta Renata.
Para que isso não aconteça, é aconselhável evitar sobremesas lácteas algumas horas antes ou depois das principais refeições, a fim de não atrapalhar a absorção de ferro.
Confira uma lista com alimentos ricos em ferro:
Soja
Gergelim
Lentilha
Acelga
Cominho
Salsa
Grão-de-bico
Feijão
Semente de abóbora
Carne vermelha
Frutos do mar
Quinoa
Chocolate amargo
Tofu