Alguns alimentos e hábitos podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer, doença que muitas vezes está estreitamente ligada a uma má alimentação e hábitos sedentários, e que inevitavelmente resultam na obesidade.
Evitar os excessos é o primeiro passo. Tente reduzir os alimentos ricos em gordura animal, o sal e o açúcar. Ingerir frutas e legumes diariamente também é importante para dar o aporte de vitaminas e minerais necessários para o organismo.
Alguns alimentos, como o tomate e as frutas cítricas, ajudam a combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e a baixa imunidade.
“O tomate é rico em licopeno, um caroteno que oferece a cor vermelha em sua casca e sementes e que contém substâncias benéficas à saúde. Para aproveitar ainda melhor estes nutrientes a melhor forma de comê-lo é cru”, explica Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.
Pesquisadores britânicos em parceria com as universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, realizaram uma pesquisa com 20 mil homens, e constataram que aqueles que comiam mais de dez porções de tomates frescos na semana, reduziram em 18% o risco do câncer de próstata.
Exercitar-se diariamente por trinta minutos, e ao menos três vezes na semana, pode reduzir o risco de câncer de cólon em cerca de 50%, de acordo com os dados publicados no Centro de Combate ao Câncer.
Tente adaptar as atividades físicas aos poucos no seu dia a dia: comece caminhando, jogando bola com os amigos após o expediente de trabalho, ou andando de bicicleta. Opte sempre por algo que lhe agrade e se encaixe às suas capacidades corporais. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de dar início a qualquer esporte.