Alimentos coringa

Confira alimentos que são práticos e versáteis

Os alimentos coringa são aqueles que podem ser usados em várias situações, principalmente quando é preciso ser mais prático. Além disso, eles são versáteis por poderem ser usados em diversas receitas. Mas, para realmente serem chamados de coringa, também precisam conter muitos nutrientes.

Confira alguns desses alimentos:

  • Aveia

Coringa e aliado da saúde, esse cereal ajuda no combate ao colesterol alto e ao pico de glicemia e promove saciedade. 

Como não tem um sabor muito característico, pode ser usado em receitas doces ou salgadas.

  • Ovo

Fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ele é bem versátil, podendo ser consumido em diferentes momentos do dia, do café da manhã ao lanche da tarde.

  • Macarrão

Sinônimo de refeição rápida e fonte de carboidratos, pode ser usado em refeições quentes ou frias.

  • Abacate

Excelente opção de fruta para uma dieta com restrição de carboidratos, é rico em gorduras saudáveis e fibras que ajudam a dar saciedade. Também é um alimento que pode ser usado em receitas doces ou salgadas.

  • Abobrinha

Rica em fibras e antioxidantes, a abobrinha também pode ser usada em refeições low carb. Muito usada na substituição de massas.

  • Banana

Essa fruta pode ser usada na composição de pratos salgados ou doces, inclusive substituindo a farofa tradicional.

  • Soja

Um dos ingredientes mais utilizados pelos veganos, a soja figura em uma enorme quantidade de receitas, substituindo proteínas de origem animal.

Além disso, existem temperos cruciais para se ter na cozinha que também são considerados coringa, pois demoram muito para vencer ou estragar e são fáceis de armazenar, sendo utilizados para dar mais sabor a diversos pratos. 

  1. Sal
  2. Ervas secas (manjericão, salsa, orégano e coentro)
  3. Pimenta-do-reino
  4. Cominho
  5. Páprica
  6. Alho

Fonte: https://www.nestle.com.br/proposito/individuos-e-familias/nestle-vidas-mais-saudaveis/artigos/alimentos-coringa-voce-sabe-quais-sao