Alimentação para prevenir osteoporose

A saúde dos ossos está diretamente ligada aos alimentos que consumimos. Alguns deles são ricos em nutrientes que ajudam a mantê-los fortes, prevenindo a osteoporose e doenças articulares. 

Nutrientes como proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas D, C e K, zinco, manganês e cobre ajudam os ossos não só a se desenvolverem adequadamente, mas também a preservarem sua estrutura com o avanço da idade.

1 – Leite e derivados

Leite, queijos, manteiga e iogurte contêm, além do cálcio, também fósforo e proteína, que são outros grandes aliados da saúde dos ossos.

2 – Vegetais verde-escuros

Outra riquíssima fonte de cálcio são os vegetais verde-escuros. Por exemplo, uma porção de 100 g de acelga fornece 105 mg de cálcio; a mostarda, 68 mg; a couve, 131 mg; e a rúcula, 117 mg.

3 – Cogumelos

Os cogumelos são a única fonte de vitamina D de origem não animal, sendo uma excelente opção para os veganos e vegetarianos.

Rico em antioxidantes, fibras, potássio, selênio, cobre e vitamina B, o alimento também é importante para a absorção e retenção do cálcio nos ossos.

4 – Tomate

A fruta é rica em diversos minerais, como magnésio, ferro, fósforo, potássio e manganês, que participam do metabolismo do cálcio e favorecem sua absorção pelo corpo.