Alergia e intolerância alimentar são duas condições que, apesar de serem desconfortáveis, são distintas e acabam confundindo muitas pessoas. Por isso, hoje o Blog do NK te explica a diferença entre elas.
O consumo de certos alimentos acaba gerando algumas reações físicas, que ocorrem por conta da intolerância alimentar, e não de alergia. Sintomas como náusea, dor de estômago, diarreia e vômito podem aparecer tanto na alergia, quanto na intolerância, portanto, pode confundir.
A alergia alimentar provoca uma reação no sistema imunológico que afeta muitos órgãos e, algumas vezes, as consequências podem ser graves e fatais. Pessoas que já tiveram reações leves devem, de qualquer forma, ter muito cuidado, pois há um risco grande de anafilaxia (reação alérgica fatal).
É importante lembrar que a alergia aparece repentinamente, e pode ser ativada por uma pequena quantidade de comida ou bebida.
Já a intolerância alimentar tem sintomas menos graves e costuma acontecer por conta de problemas digestivos. Quem sofre com esse problema até consegue consumir pequenas quantidades do alimento ou bebida, sem grandes efeitos. Além disso, a intolerância se desenvolve aos poucos, e é possível prevenir suas reações.
De toda forma, sendo intolerância ou alergia, em caso de suspeita, é aconselhável consultar um médico. Cuide-se!