É muito comum lermos ou ouvirmos que um suco é antioxidante, que certo alimento é antioxidante, que algumas frutas são antioxidantes. Mas o que, afinal, isso significa?
Como o próprio nome já diz, “antioxidantes” são substâncias que agem contra a oxidação.
Vamos lá, um pouco de Química: a oxidação é a queima do oxigênio, necessária para converter os nutrientes absorvidos em energia. Só que a oxidação libera moléculas de radicais livres, que possuem um número ímpar de elétrons na última órbita. Ou seja, eles estão doidinhos pra pegar ou doar elétrons das suas células, proteínas e até do seu DNA. Essa oxidação é similar ao processo que faz as maçãs ficarem marrons e causam ferrugem em utensílios de ferro, e ela pode danificar as células sadias do corpo, provocando doenças.
As células do nosso corpo, por sua vez, já estão acostumadas com esse bombardeio de radicais livres. Para evitar isso, o corpo produz enzimas que combatem cerca de 99% dos danos causados pela oxidação. O grande problema é quando há radicais livres demais no organismo: além de serem formados naturalmente pela respiração, fatores externos podem aumentar potencialmente esses radicais, a ponto do corpo não dar conta de bloquear os efeitos negativos. Os fatores externos podem ser: cigarro, álcool, poluição, substâncias tóxicas em alimentos e bebidas (como hormônios e aditivos), estresse, consumo de gordura saturada, exposição aos raios X e solares, entre outros.
O resultado do excesso de radicais livres no organismo é um corpo enfraquecido, envelhecimento precoce, pele manchada e enrugada, catarata, artrite e até mesmo doenças mais graves, como Alzheimer e câncer.
É aí que entram os antioxidantes – moléculas de carga positiva que anulam a ação dos radicais livres, impedindo a oxidação. E eles se encontram em várias frutas, legumes, verduras e vegetais, trazendo a certeza de que uma alimentação equilibrada evita o envelhecimento e diversas doenças.
Veja quais alimentos são antioxidantes:
Frutas: abóbora, damasco seco, melão, frutas cítricas, caju, kiwi, morango, frutas vermelhas, uva.
Legumes e verduras: batata-doce, feijão, brócolis, cenoura, couve, tomate, vegetais verdes e folhosos.
Carnes: aves, frutos do mar, fígado.
Outros: gérmen de trigo, amêndoas, castanha-do-pará, cereais integrais, nozes, gema, óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja, chá verde, soja, leite.
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/